Executivos saem da Avon e Natura e partem para o Boticário

Novas estratégias do Boticário:
-" iniciar as vendas por catálogo;
- abrir uma empresa para desenvolver negócios, a GKDS, para a qual foram contratados vários executivos com passagem por empresas-símbolo de venda direta, como Tupperware, Avon e Natura;
- o lançamento e o marketing da Eudora, que será um negócio independente dentro da holding, ficará sob a batuta do executivo Claudio Oporto, vindo da Natura;
- a linha para venda de porta em porta é tratada pelo grupo como projeto a ser guardado a sete chaves: os funcionários envolvidos assinaram contratos de confidencialidade e a estrutura de vendas será montada por uma consultoria internacional, para evitar que detalhes venham a público;
- o catálogo da marca Eudora trará inicialmente apenas artigos de perfumaria e cosméticos - no futuro, entretanto, a marca deverá vender outros produtos de apelo ao público feminino, como lingerie;
- o portfólio da nova marca deverá ser mais popular que o vendido nas franquias, uma vez que a classe C é consumidora cativa do segmento de porta em porta;
- a linha terá um perfil de preço acessível, como reza a cartilha da venda por catálogo. "O portfólio pode até ter alguns itens de mais valor agregado, como é o caso da linha Renew, da Avon, mas a estratégia não é baseada neles", explica Pinheiro, que já foi executivo das marcas Natura e Jequiti;
o grupo testou a força dos produtos mais populares ao criar, para as lojas de O Boticário, duas linhas de custo reduzido: a Intense, de maquiagem, e a Cuide-se Bem, de cremes e produtos para o corpo, com preços de 20% a 60% inferiores aos das opções tradicionais
"Hoje, é o consumidor quem decide como quer comprar, e não a empresa que define como quer vender. A empresa tem de estar disponível em diferentes formas: com lojas próprias, catálogos e venda por internet, além de ficar atenta a opções que estão para surgir, como a venda a partir das redes sociais", afirma. Cherto diz ainda que o movimento do Boticário em direção à venda por catálogo veio até tarde demais. ";
-pode representar uma chance de a empresa se aproximar da participação da Avon e da Natura nas vendas brasileiras de cosméticos. Para Cherto, é mais fácil para o Boticário implantar uma estratégia de venda direta do que para a Natura, por exemplo, abrir lojas depois de se consagrar pela venda por meio de representantes. "As vendedoras têm uma relação muito forte com a marca que representam. A abertura maciça de lojas pode ser vista como uma traição, o que pode se refletir numa migração de representantes para a concorrência", acredita o especialista. "É por isso que a Natura só tem lojas em aeroportos e unidades para as clientes experimentarem o produto, que funcionam como ponto de apoio para as consultoras." (imagens e texto adaptado de reportagem do Jornal Estadao e Exame).

O que penso sobre? A Diretoria de O Boticário parece estar atenta ao comportamento do consumidor: realmente eles precisam tornar seus preços mais acessíveis, pois nós clientes já descobrimos que podemos comprar perfumes, cosméticos e maquiagens importadas com qualidade comprovada cientificamente e a preços que chegam a ser 50% mais baratos que os nacionais.  Devem ter sentido nos bolsos a queda das vendas, ou a procura por preços melhores. Com a internet, cartão de crédito internacional e as excelentes estratégias de vendas de sites internacionais, temos muito mais opção de consumo (e bom consumo). Um perfume importado com fixação superior e proposta olfativa realmente inovadora custa muito mais barato que certas colônias que em 1 hora somem da pele - só para exemplificar. Parabenizo a marca por perceber tal comportamento do cliente e tomar uma atitude diante disto. Só me preocupo com uma fala: parece que querem reduzir o número de abertura de franquias / lojas por ano. Será que não perderão clientes de outras categorias? A Vult trabalha com as categorias de clientes classes A, B e C e tem dado certo, até onde pude saber. Espero que  O Boticário logre êxito também e que os produtos além de baratos (os batons, por exemplo, custarão 10 reais, em média) sejam bons.

Algumas imagens da nova linha









Lembram-se do "tititi" que rolou no meio jornalístico e bloguístico sobre os batons misteriosos do São Paulo Fashion Week? disse aqui e em posts para outros blogs que tinha tudo para ser do grupo O Boticário. Eu pensava que era lançamento para o Dia da Mulher, mas ao ver as embalagens da Eudora..... caiu a ficha: realmente acertei, é Boticário, mas divulgando sua linha Eudora.



Estou à espera para poder conhecer estes novos produtos e curiosa, principalmente, por estes batons e os novos perfumes!

6 comentários :

  1. muito lindos esse makes!

    http://bianca-moda-s.blogspot.com/

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  2. olha, se eles cumprirem o que prometem...ficaremos felizes! muito bom mesmo!

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  3. Olá querida! Muito obrigada pelos elogios no meu blog, nossa, fiquei até meio sem palavras eheh!!

    Quanto ao post, eu acho mesmo que eles tem que se atualizar. Como vc disse, nós temos opções importadas (e até mesmo nacionais) boas e mais baratas do que os produtos deles.

    Acho que a popularização é algo bom, principalmente porque se torna bem mais acessível, já que nem sempre a gente tem tempo e/ou oportunidade de passar em uma loja, mas sempre temos tempo de verum catálogo em casa, né?

    Beijinhos!!!

    http://mmansur.blogspot.com/

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  4. Nossa, que legal! Não sabia ainda dessa novidade ;-)
    Vamos esperar para ver qual é a dos produtos, né? Acho que vão ser bem legais!
    Beijo,
    Yasmine

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  5. É...agora basta esperar, para ver se serão bons produtos e com qualidade, né?
    Bjokas

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  6. A Eudora vai ter loja física? Se a minha vista não falhou, eu vi no shopping hoje uma loja com o nome Eudora, ainda vai ser inaugurado, está fechada com tapume, a cor é esse mesma roxa dos potes.

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