FAMÍLIA OLFATIVA FLORAL - O QUE É? QUAIS SÃO AS SUAS VARIAÇÕES?

Vamos conversar sobre Famílias Olfativas nas quartas-feiras? Estão todos convidados para conversarmos mais detidamente sobre as famílias dos perfumes, seus estilos, variações e perfumes preferidos. Participe ativamente, sim?

Primeira família desta nova coluna do blog: Floral.

Penso que as flores são as principais inspirações dos narizes autores e artistas. O poder que elas exercem sobre animais (dos insetos aos humanos) é notório. Entoadas em cantos e poesias, pinturas e estampas - vestem o corpo e a alma humana há milênios. 

Conceito básico:
Os perfumes florais são aqueles cujo cheiro principal é o de uma flor ou de um bouquet. As mais usadas têm sido: jasmim, rosa, violeta, tuberosa, lírio-do-vale, flor de laranjeira.

A família olfativa floral tem variações:


  • Solinotes ou Soliflores:

São perfumes que tentam reproduzir o cheiro de apenas 1 nota. O objetivo principal é ser o mais fiel possível ao aroma exalado  pela flor escolhida.

Recomendo conhecer  English Rose Yardley, Lavande Molinard... simplicidade que encanta.

  • Floral almiscarado

Quando o musk almíscar aparece em conjunto com a flor já desde o início. Dependendo da forma como é trabalhado, pode ter um caráter limpo, confortável como amaciante de roupa, ou mais sujo, animálico ou meio termo lembrando pele suada.

Narciso Rodriguez for Her Edp, flor de laranjeira com rosas e cheiro de pele limpa e aquecida.

  • Bouquet Floral

Se o solinote era 1 flor, aqui temos um bouquet. Várias flores exalando juntas sob a batuta do maestro perfumista.

Truth or Dare, da Madonna, Fracas Robert Piguet - esplêndidos bouquets de flores brancas grandiloquentes.

  • Floral aldeído

Se até agora falávamos de cheiros naturais, os aldeídos vieram ao mundo com proposta contrária - provocar a sensação de cheiros produzidos pelo homem. Quando uso perfumes ricos em aldeídos frequentemente escuto, no trabalho, pessoas falando que estou cheirando a produto químico. Na ânsia por tentar identificar o perfume, não conseguem ver as flores e o termo mais próximo é "químico", significando artificial. Podem cheirar como sabonete, talco, borracha, gasolina, pneu queimando, dependendo da forma como são trabalhados

IMpossível não citar o mítico Chanel 5 seu bem-feito filho temporão Chanel 5 eau première, e o que dizer de Shalimar Eau de toilette?

  • Floral verde

Quando as flores vêm acompanhadas de cheiros de gramas, folhas maceradas, caules. É aquele cheiro fresco que acompanha o bouquet como uma lufada de ar limpo, matinal e puro.

Pleasures de Estée Lauder

  •  Floral amadeirado

Quando as flores são trabalhadas sobre uma base que cheira a tronco, raspas, raízes.


  • Floral aquático

As flores ganham acordes que produzem em nós a sensação de água, chuva, mar. Geralmente são escolhidos para dias de verão.


  • Floral Frutal

Flores e frutas dialogando em mil possibilidades. 

  • Floral gourmand
Quando as flores que amamos estão sobre cheiros que nos fazem salivar, pois nos levam para a mesa de sobremesa. Cheiro de pudim, caramelo, bolo, chocolate, sucos, bebidas alcoólicas, sorvetes. Está dentre as composições mais vendidas há 20 anos. É top e não parece sair dos nossos desejos tão cedo.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover