TREINANDO A PERCEPÇÃO OLFATIVA - BOM SABER

Acredito firmemente em nossa capacidade de aprender e expandir possibilidades também quanto à percepção olfativa. Dia desses, ao chegar no colégio de meu filho, barbantes presos ao teto balançavam ao sabor do vento. Na ponta pequenos sacos de tecido, cada qual com uma cor. Apalpei-os e... um sorriso alargou minha face: desenvolvimento da percepção olfativa. Sim, meus caros, a Professora estava a fazer uma experiência com cheiros. Saquinhos com cravo, canela, gengibre e outros tantos...

Experiência que nós, apaixonados por perfumes, podemos viver dioturnamente. O perfumista Jean Paul Guerlain  afirmou que o profissional do olfato precisa treinar, também, sua memória de cheiros  aproveitando todas as emoções olfativas que a vida lhe traz.
nariz cheirando flor

Cheiro.
Cheiro muito e sempre.
Livros novos e livros antigos.  Frutas, sementes e  cascas. Os espaços da cidade. Meus filhos, as comidas que degusto. Vinhos. Amaciantes. Temperos. Cheiro.

Mas qual é a maior dificuldade? 
Memorizar estas experiências olfativas.

Se em primeiro lugar precisamos viver o cheirar, o segundo passo é favorecer a memorização disso, por isso escrevo os cheiros.

Mas... continua difícil, não é mesmo?
Pense comigo: nossas conversas sobre perfumes sempre fazem uso de expressões originalmente nascidas em outros sentidos. É um tal de cheiro macio, áspero ou cortante; e o que dizer do cheiro que dá água na boca? Cheiro amargo? Difícil! Piora ainda quando escrevo: cheiro verde! E o cheiro redondo? Como é isso? Existirá o quadrado? Ainda não conheci, e você?

Se não temos expressões específicas, que assim seja: vamos escrever os cheiros pedindo emprestadas as palavras dos outros sentidos! 

vintage book
    

Contribuindo com o nosso Bom Saber de hoje, o gostoso texto de pesquisadores do SIRC - Oxford pode ainda nos ajudar nessa busca pela evolução da percepção olfativa:

A percepção do olfato não consiste apenas da sensação dos odores em si, mas das experiências e emoções associadas a essas sensações. Cheiros podem evocar fortes reações emocionais. Nas pesquisas sobre reações aos odores, as respostas mostram que muitos dos nossos gostos e desgostos olfativos são puramente baseados em associações emocionais.

A associação de fragrância e emoção não é uma invenção dos poetas ou fabricantes de perfumes. Os nossos receptores olfativos estão diretamente ligados ao sistema límbico, a parte mais antiga e primitiva do cérebro, que é pensado para ser a sede da emoção. 

Como guardar o cheiro?
Identificando as associações emocionais que eles evocam, as reações que eles nos provocam.

Anotar tudo o que o cheiro provoca  sem se preocupar com o que vai brotar, pois é relação íntima do que rescende com as memórias das experiências de vida. Daí que poderão vir: repulsa, desejo, conforto, excitação, languidez, agitação, saciedade, fome, saudade e toda riqueza infinda de reações humanas.

mulher cheirando perufme

E  no que tenho chamado de Diário das percepções olfativas podemos conhecer nossos estilos, as notas que gostamos, os efeitos dos cheiros. Nós ficamos por aqui, mas os perfumistas seguem adiante.

Eles cheiram, escrevem e traduzem em fórmulas, que constroem notas, que se transformam em acordes e que viram.......nossos amados perfumes.

Cheirar. Transformar em palavras. Prestar atenção nas reações que o cheiro provoca: lembranças, emoções, vontades...Escrever.

O que mais você pode me dizer para ajudar a melhorarmos a nossa percepção olfativa? Compartilhe a sua experiência! 

Abraços perfumados

Veja também

8 comentários :

  1. Tô atrasadinha por uma boa causa......arrumando tuas amostrinhas, viu???

    Mas bah! O que acrescentar em um texto tão rico???? Oh meu paizinho do céu, amado e querido, peço agora sabedoria no que acrescentar......???????...... nada mais a acrescentar, pois tudo está bem explicadinho, mais ainda do que eu podia imaginar....

    Está tudo ligado um no outro, sem mais pôr ou tirar.....vivendo e aprendendo, amadurecendo na caminhada e redescobrindo cheiros e sentidos, cor, sabor, tato, olfato.....todos os nossos sentidos.

    Uma palavra: És tudo isso, quando descreves um cheiro, eu daqui tomo aula todos os dias, em todos os posts.....e quero continuar a aprender. Obrigada!!!!!

    Um beijo querida morena, que teu fim de semana seja cheio de todos os sentidos e percepções que DEUS nos deu. E que ele lhe abençoe a cada dia, regando teu conhecimento e dando-lhe sabedoria para alegrar com tuas palavras e escritas nossos dias.

    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e vamos aprendendo à cada dia no diálogo vivido nos comentários...
      obrigada "Lôra", que assim seja também em tua casa junto aos teus amados. bj

      Excluir
  2. Amei o artigo.
    Este blog tme que virar um livro :)
    Bjs e bom domingo!!! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. teu olhar é generoso, Kátia.. Obrigada pelo carinho.
      bjs, feliz domingo

      Excluir
  3. Faço minhas as palavras da Kátia, Dam.....você já pode escrever um livro! Delícia de texto. Fiquei empolgado com o treinamento de nossos narizes. Abs.

    ResponderExcluir
  4. Vivendo e aprendendo... e suspirando de contentamento por encontrar aqui conteúdo elaborado, pessoas felizes, comentários sensíveis!
    um beijo perfumado e um abraço apertado,
    linda semana a todos!
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fazer deste cantinho um espaço para celebrar a vida, os amigos virtuais, a sensibilidade olfativa... obrigada por vc fazer parte disso, Thais, e contribuir com tua poesia. abraços perfumados

      Excluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover