RESENHA PERFUME BAUDELAIRE BYREDO - EAU DE PARFUM

O instante em que a brisa fria da noite se rende aos primeiros e cálidos raios de sol. O quase toque do encontro. Estamos em Bali à espera do amanhecer. No ar muitos cheiros contrastantes. 

BAUDELAIRE PERFUME ORIENTAL AMADEIRADO
Bali - foto de Robert Campbell

O perfume Baudelaire Eau de Parfum me leva a essa ilha das especiarias, da exoticidade e romantismo.

BAUDELAIRE EAU DE PARFUM BYREDO
Baudelaire Eau de Parfum - Imagem de divulgação da marca

Em homenagem ao flaneur francês Baudelaire, Ben Gorham, o perfumista que diz contar histórias com as suas fragrâncias, nos apresenta um perfume oriental amadeirado para os amantes que compartilham perfumes. Baudelaire é compartilhável e não o posso imaginar sendo usado em outra circunstância que não seja a do encontro.

Apesar da proposital simplicidade de nuances, Baudelaire emocinou-me olfativamente. Poucas vezes vejo o diálogo entre o frescor límpido da cânfora (junípero) tão bem entrosado com a exuberância carnal do cominho e do louro em pó. Sem sobrepujar, devidamente pareados um com o outro. Rescende a couro / pele aquecida em suor e banhada pela brisa orvalhada da noite. Quisera poder transmitir em palavras essa sensação de quente e frio ... O polvilhar de canela doce no coração. Em volta o ar enfumaçado de incensos apimentados marcam o momento ao longo de todas as horas de sua evolução. O corpo/ nariz arde levemente. Terra, musgo, chão molhado atestam, ainda, a presença daquela preferida nuance do patchouli. Ares canforados sob ardente estrutura carnal, quente, enfumaçada e ambarada.

A marca ainda divulga alcarávia, junípero (é ele quem dá o aspecto herbáceo canforado), pimenta, jacinto, incenso, couro, patchouli, âmbar e papiro. 

De projeção intimista intencional... mas preferia maior ênfase neste aspecto. É perfume dos abraços, do aninhar-se entre os braços; com fixação entre 4 e 6 horas. Compartilhável. Composição simples, para o estilo oriental amadeirado, mas essa é a propota do Ben Gorham, que afirma desejar que suas fragrâncias sejam diretas, compreensíveis e contem histórias.

Baudelaire, o perfume, é inspirado em parte (em destaque) do soneto do Baudelaire, o Charles francês, que aqui trago em espanhol, idioma detentor de uma sonoridade que julgo mais condizente com o que este perfume me faz sentir:

Perfume exótico

En la cálida noche otoñal, a ojos ciegos,
cuando aspiro el dolor de tu pecho ardoroso,
vuelvo a ver ante  mí unas tierras felices
que deslumbra el brillar de un monótono sol.

Una isla morosa donde hay árboles raros
como nunca hemos visto, y unas frutas sabrosas;
y unos hombres de cuerpo esbelto y vigoroso
y mujeres que asombran por su franca mirada.

Tu perfume me guía a lugares de sueño,
veo un puerto que llenan blancas velas y mástiles
fatigados aún por las olas marinas,

y el olor de los verdes tamarindos, que mientras
ha invadido los aires y acaricia el olfato,
en mi alma se mezcla a canción marinera.


Abraços perfumados em meio à especiarias

Conversamos aqui no VB sobre a marca Byredo e o perfumista Ben Gorham aqui.

E resenhas de outros perfumes com especiarias:

7 comentários :

  1. Oi Raquel, só vi agora desculpe! Inativo ainda sim, e acho que permanecerá. Deixo apenas pra consulta pq vejo que ainda recebe várias visitas, só por isso não tirei do ar. Confesso que já pensei em usar o youtube pq escrever e postar toma muito tempo e o meu é tão escasso! Mas são só planos, no mais, fico navegando nos blogs lindos que temos ativos! Cresceram demais os blogs nacionais e isso é muito bom de ver!!! Abços pra vcs Raquel e Dâmaris ^_^

    ResponderExcluir
  2. Upa....antes tarde do que nunca, rsrs.


    Boa noite querida,


    Este eu nem conhecia, vidrinho que me lembra alguns que já vi no passado (só não sei qual). Mas parei mesmo nessa foto de paisagem afrodisíaca.....deslumbrante. Por alguns instantes desejei estar nesse lugar....hoje foi muito corrido, começou a labuta das provas do pequeno (e a mãe aqui, estuda para valer com ele). Se me demorar a vir....não se preocupe, pois estarei sempre aqui, mas não posso mais contar com as horas, pois elas voam....
    Você comprou este, ou foi amostrinha???? Deve ser muito caro não é???


    O que eu mais gostei: Perfume dos abraços, do aninhar-se entre os braços.....e dessa "poesia" em espanhol, lembrou-me do meu tempo de colegial, estudei por três anos espanhol....mas perdi-o pelo tempo.......


    Um beijo e que tenhas um sono bom, um sono de paz, um sono de amor.....
    Malú

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Adoro o perfume Make me fever gold que conheci no início do ano passado. De fato lembra demais o Chloé, mas na minha pele fica mais suave, o que eu prefiro. A fixação era incrível! Durava até o outro dia nos cabelos e deixava a fragrância no travesseiro.
    Era.
    Comprei um novo frasco esse ano, assim que acabou o primeiro, e qual foi minha surpresa quando notei que algo mudou. O perfume não dura mais de duas horas na minha pele! O que houve? Mudaram a qualidade do elemento fixador?

    Cheguei a comentar na loja que comprei e eles me indicaram ligar para o SAC da Mahogany. Já liguei. Vocês também notaram a diferença?

    ResponderExcluir
  4. Oi querida Malú,

    li algumas entrevistas com este perfumista, o Ben Gorham, e ele aposta na simplicidade das notas e dos frascos. É intencional. Qdo os vemos lembramos de outros tempos, não é? Parecem pequenas poções mágicas. :) Não comprei, mas escolhi 3 amostras no site próprio da marca, pois eles enviam ao Brasil. Foram muitíssimos delicados no tratamento, escreveram pequena carta à mão, e as amostras chegaram rápido. Guardei até o envelope como recordação.
    Aqui expliquei um pouco melhor:
    http://villagebeaute.blogspot.com.br/2013/05/sobre-byredo-marca-de-perfumes-de-nicho.html

    Sim, é perfume para sentirmos bem próximo do outro, não projeta muito, não deixa rastro evidente. Para o meu estilo preferia que fosse um pouco mais intenso neste aspecto, mas respeito as diferentes propostas.... Tem gente que é mais discreta olfativamente também.

    Você estudou espanhol? Gosto muito da sonoridade desse idioma; sonho que não consegui ainda concluir: estudar alguns idiomas como francês e latim.

    Mamãe Malú, que teu precioso faça boas provas, e aprenda tudo muito bem. Daqui a alguns dias começará a semanada da minha filhota... tentarei programar postagens para não deixar a vila paradinha de novo.

    Obrigada, Lôra, feliz dia a você e aos seus amados.

    ResponderExcluir
  5. Fabíola,
    o meu frasco ainda está bem cheio, mas és a primeira pessoa que leio/ouço falar em uma possível mudança na fórmula da fragrância. Volta e meia passo nas lojas da Mahogany para ver as novidades, testarei-a novamente. COnsegues me passar o código que está no frasco e na caixa? Para eu comparar com o lote daqui de minha cidade.


    bj

    ResponderExcluir
  6. Como é gostoso te ler....como é gostoso teu carinho....obrigada querida.


    Sim estudei no Colegial Técnico de Turismo, por 3 anos espanhol, era obrigatório para o trabalho na área de Turismo, mas usei bem pouco, então perdi o hábito e o tempo acaba enferrujando o falar, rsrs. E também estudei 1 ano francês (língua linda de falar), mas acabei parando... C'est la vie mon chérie.....bisous.

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover