A COLEÇÃO DE PERFUMES DA VÂNIA MARTINS

Brinco que ela é uma das minhas "manas lôras". Conheço Vaninha pessoalmente e temos muitas histórias de vida vividas juntas. Horas de alegria e de tristeza. De nascimentos e de adeus. Vida mesmo. Ela é toda estilosa e linda, mas por incrível que possa parecer... já havia sentido, mas nunca visto seus frascos de perfumes. Conversa vai conversa vem...ela topou abrir seu cantinho cheiroso e compartilhar conosco sua História e sua Coleção de Perfumes.

Com vocês, Vaninha:

Olá povo cheiroso do Village Beauté!!
Bem, sou estreante por aqui, mas, me simpatizo com O Village Beauté  desde seus primeiros dias de vida ( rs ). Gosto do blog  porque aprecio a sensibilidade  das palavras, o  olfato apurado, o fino trato dispensado nas resenhas !! Dâmaris  dá a eles o olhar e cuidado merecido!! E o delicioso é que não é apenas um cuidado técnico, cuja preocupação esteja somente com as notas olfativas. É um precioso jeito de dar vida ao que “sentimos”!!
Sou uma apaixonada por  “cheiros” desde sempre!! Penso que nosso cheiro diz muito  sobre quem somos!
E quem sou eu? Sou Vânia, nascida no interior  de uma cidadezinha litorânea de SC ( Jaguaruna) , que se acostumou  com o perfume da vida desde muito cedo!!.  O cheiro da grama molhada, dos animais no campo, das flores no jardim, das frutas nas árvores, tudo aguçava este precioso sentido: o olfato!

O café novinho  acordava meu olfato ; o  milho cozido e  a  pamonha  acordavam meu paladar! Era o café da manhã no campo, nas primeiras horas do dia!! É de lá que vêm minhas primeiras memórias olfativas!!
Lembro-me  que sempre quis ter um perfume só meu, mas, era missão quase impossível pois tudo era dividido com minhas duas outras irmãs solteiras. Por ser a caçula, nem sempre podia usar o perfume que minha mãe comprava para as três. Minha irmã mais velha dizia que “eu era criança demais para usá-lo”. Como eu queria ter um “cheiro” só meu, o jeito foi pedir pra minha mãe  me deixar  ter um xampu “ SÓ MEU” . Lembro-me do dia  como se fosse hoje!! Eu tinha 14 anos quando tive meu xampu (perfume) de limão.  Tomava banho  e usava-o como se fosse meu perfume, meu cheiro, minha particularidade. Guardava-o no meu quarto!
Um pouco mais crescida, trabalhando e tendo meu próprio dinheiro, pude então comprar meu primeiro perfume (brasileiro)!! Quando fui ao Boticário pela primeira vez fiquei completamente eufórica!!! Queria tudo pra mim!! (rs), cada hidratante, cada perfume, cada xampu... fiquei enlouquecida e saí de lá com um perfume que se conectou  ao meu olfato e ao meu orçamento J! Levei o Innamorata. Achava ele quente!! Cheiro de paixão de adolescente!!
perfume o boticário descontinuado

Sempre que podia, comprava alguns perfumes, sempre os brasileiros, pois os importados eram caros demais para os meus primeiros salários!!! Quando tive meu primeiro importado, o Gabriela Sabatine, pirei!!! Sentia-me uma estrela!! Meu segundo importado foi o  Lou Lou ,  Fortíssimooooo!!! O Cheiro chegava antes de mim!!! Rs!!. Usei um frasco e nunca mais o quis!! Um único já era o suficiente!
Pela minha vida já passaram, Narcisse, Animale, Euphoria, Jean Paul Gaultier, Laguna, Dolce&Gabbana...


São gostosas as sensações que as fragrâncias  produzem em mim! Eu não entendo  nada sobre suas notas, mas sei  o que elas produzem em minha pele, em meu corpo, em minha alma...
 Minha história olfativa é cheia de sensações, sentimentos, mas de pouco conhecimento sobre “ Como é o perfume que uso, qual sua história? Em que ou em quem foi inspirado?” .  O que me inspira a tê-lo é o que ele produz em mim quando o vejo, quando o  compro, quando o  sinto. Por isso, tenho procurado conhecê-los  melhor através  do Village Beauté. Sempre que posso, passo por aqui e dou aquela espiadinha .
Na última compra que fiz, ao olhar para o Angel , perfume que usei anos  atrás , tive um momento nostálgico. Olhei para aquela estrela brilhante e pronto, lá estava ele na minha bolsa !! Quando fui usá-lo, descobri que estava com mais saudades do frasco que do cheiro. Esqueci que as fragrâncias também representam os ciclos de nossas vidas!!  Meu ciclo é outro!!
Neste novo ciclo da minha vida, estou querendo descobrir novos cheiros, provocar novas sensações !!! Meus perfumes representam este momento meu!! Estou descobrindo-os em mim!!!!! E isto,  é perfumado demais!! Só estou preocupada com os recursos financeiros para as novas descobertas,(rs),pois estou com uma listinha de perfumes sugeridos pelo Village Beauté  e ansiosa por comprá-los em breveJ !
Quando visito o Village Beauté, sinto-me inspirada a usar  meus perfumes de um jeito mais sóbrio, mais conectado comigo, observar melhor quais são as sensações que eles causam em mim e em quem  está a minha volta!
 Em minha  pequena coleção ,  tenho aqueles que amo desde que os conheci, tal como, CH ,  Miss Dior  e o insubstituível para o inverno, Secret Obsession; aqueles que gosto como: Fantasy e Moschino (Light Clouds);  aqueles que descobri e estou amando senti-los como Leau de Chloé e o Presence. Aquele que comprei por engano e estou aprendendo a gostar dele,  como o  Femme Individuelle. E por fim,  o Angel, que representa meu momento nostálgico!!
Bem esta é a minha história com perfumes!!
“Beijos perfumados” a todos (as)!!
VANINHA NO VILLAGE BEAUTÉ

Estes são os da Mont Blanc.  Presence e Femme Individuelle. Minha idéia era comprar o Femme de Mont Blanc, mas, uma distração me fez trazer pra casa o Femme Individuelle. Hoje estou mais acostumada com ele!!

coleção de perfumes
Perfumes Mont Blanc da Vaninha

Estes, são os que menos uso!


perfumes da vania martins
Perfumes Angel, Fantasy e Light Clouds

E aqui, os meus preciosos!!! Amooo!!
perfume collection
Perfumes L`eau Chloé, CH, Miss Dior, Secret Obsession


Vaninha, do estilo impecável, do olhar poético a tudo e coração amoroso: obrigada por compartilhar seus tesouros perfumados conosco! Que saudades tenho do Inamoratta, um floral marcante que O Boticário tirou de linha. Concordo contigo: como o perfume acaba se tornando algo tão íntimo, não é? Ao ponto de compôr com a nossa história e marcar um ciclo tão fortemente. O cheiro da adolescência, da idade adulta, do trabalho, faculdade ...

Boas descobertas olfativas a ti, "mana lôra", que sempre lhe seja prazeroso. Abraços perfumados com carinho.

E seguimos apreciando essa arte silenciosa e íntima... Os Perfumes.

abraços carinhosos e sempre perfumados a tod@s.

Para passear entre histórias e frascos:

18 comentários :

  1. Lindo relato, Vânia, principalmente no que tange à busca pelo seu cheiro diferenciado, a afirmação da sua particularidade já na adolescência.
    Parabéns pela coleção, em especial pelo Secret Obsession, tão pouco comentado. Tenho e o considero maravilhoso, desde o belo frasco até as notas cremosas para o inverno.

    ResponderExcluir
  2. Li num dia desses que o Secret Obsession lembra vagamente o Omnia original (marrom). Procede? rs (espero, ansiosamente, que sim!!!)

    ResponderExcluir
  3. "Mana Lôra", delícia ser mais que amiga, ser irmã de coração, de sentimentos, de momentos bons e momentos difícies, poder contar com alguém especial......parabéns Vânia, tens uma grande amiga, companheira, carinhosa e muito atenciosa conosco leitores, nossa dama Dâmaris.

    Lindo quando os cheiros nos levam à nossa infância, adolescência e Mulher, todos temos nossas histórias e tu tens uma história linda, fico aqui imaginando o que não foi estar com "seu shampoo" em mãos, só seu, rsrs. Primeira conquista de tantas outras. Eu também tinha meu salário apertadinho, e eram os nacionais que podia comprar, às vezes, deixava de comer para comprar um perfuminho, uma louca, sim.....amor aos perfumes, rsrs.

    Conheci o Inamoratta e tantos outros que a "senhora Boticário", fez o favor de nos deixar orfãs.....uma pena!!!! Teus tesouros, são deliciosos, mas também não sou fã do Angel, nem Fantasy e acho o Mochino uma água de xuxu, rsrs.

    Mas esse Secret Obsession me tenta, tu e o Ubiratan tem esse tesouro, agora o quero mais.........o que sentes quando o usas????

    Querida, obrigada por deixar nossa sexta mais cheirosa, alegrar nosso dia e arrumar teus preciosas nessa linda bandeija tão carinhosamente....ficou tão meiga, tão doce, como imagino que tu és.....linda!!!!!!! (lôra de olhos azuis como eu, rsrs).

    Um beijo querida Lôra Vânia e outro para a morena mais atenciosa e carinhosa nessa vida virtual que encontrei.....Dâmaris.

    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. abraços perfumados carinhosos a você, Lôra do coração imenso! bjs

      Excluir
  4. oi Vania, legal conhecer teus queridinhos ! Desses eu tenho o Miss Dior e o Fantasy. Ah eu tb tive o inamorata rssss

    beijo
    Grasi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu nao vi o Angel.....rs eu tenho um num vidrinho de 15 ml.

      bjo

      Excluir
    2. kkkk agora eu vi...é que o meu nao é em versao estrela.

      Excluir
  5. Parabéns pelas ótimas escolhas, Vânia! Adorei conhecer sua coleção, e temos dois em comum: Angel ( um "perfume celestial feito aqui na Terra por outro anjo": Olivier Cresp, rs), e Secret Obsession...Esse perfume é muito gostoso, muito confortável, invernal, e possui muita importância para mim, pois traz boas recordações de quando me mudei de casa, de cidade, de vida....
    Parabéns pela linda história de sua relação com os perfumes e com os cheiros, pois eles permeiam nossa vida e nossa história com um poder que nos surpreende. Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Quanta verdade....
    Cheiros... nos remete a pessoas, lugares, musicas....
    Engraçado como a gente muda o gosto olfativo...
    Amava perfumes docerriiiiimosssss (aquele doce infantil)....agora, nem passo perto.
    Que legal, sua coleção. Amei ver. Tenho uns poucos perfumes, menos de dez. E pensava que só era coleção quem tem muito mais. Sendo assim, me empolguei..... uhuuuuu Quem sabe um dia a minha coleção aparece aqui.
    Ahhhh! por engano acho que não. Mas já comprei perfume por impulso, que na hora amei e depois me arrependi amargamente.... jajajjaj
    Besos, suas lindas perfumadas.....
    Vivi

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Vânia, por compartilhar conosco tua coleção e um pouquinho de tua história de vida. Os cheiros tem realmente esse poder de trazer o passado para nosso presente. Basta fechar os olhos e reviver momentos ou lugares que estavam guardados la no fundo da nossa memoria...
    E que se apresente aquele que não teve sua iniciação no mundo da perfumaria através d'O Boticário! É uma pena que muitas fragrâncias maravilhosas foram descontinuadas. Adoro o L'eau Chloé e fiquei curiosíssima com Secret Obsession.
    Obrigada querida Dâmaris por nos presentear todas as sextas-feiras com lindas histórias como a da Vânia.
    Um grande abraço!
    Leila

    ResponderExcluir
  8. Linda a sua história Vânia. As suas lembranças, sua busca por um cheiro só seu, pela descoberta de outros aromas que trazem magia as nossas vidas. Esse Secret Obssession tem me despertado muita curiosidade. Já falaram bastante dele aqui: o Ubiratan, a Diana, entre outros. Eu tenho o Obsession que dei a meu marido. No que eles são parecidos???abraços perfumados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, lembro-me de ter provado o Secret Obsession quando foi lançado, pois as notas divulgadas chamaram muito a minha atenção. Acabei não comprando pq não fixou em minha pele. Lembro apenas das sensaçãoes, não das notas em si: bem mais suave que o Obsession feminino, mais doce e levemente atalcado. Vou esperar o Ubiratan, a Diana e a Vânia... falarem com mais propriedade sobre ele. abraços

      Excluir
  9. Oi Dâmaris! Obrigado pela lembrança, rs...em resposta à Raquel, lhe digo que ambos são MUITO diferentes. Secret Obsession é muito amadeirado e condimentado, com notas bem doces de ameixa no início. Ele passa bem longe daquele floral gritante do original que me dá náuseas. É um perfume muito gostoso, muito confortável, com cheiro de aconchego e que deixa um fundo amadeirado e abaunilhado delicioso na pele. Vale a pena conhecer, mas deve-se gostar dos orientais, condimentados, pois é essa a família ao qual pertence. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ubiratan! Eu gosto, sim, dos orientais condimentados. Penso que o Euphoria, o Classique EDT e o Femme (Joop!) estejam nesse grupo e adoro eles. O original dei a meu marido, pois achei que ele combina mais com ele e ele o usa as vezes, mas não é o seu predileto que é o Baldessarini (H.B.). E aí, já experimentou???rs

      Excluir
  10. Olá queridos(as) leitores(as) do VB. Perdoem-me a demora em responder seus atenciosos comentários. Minha inexperiência, aliada a problemas técnicos têm dificultado minha escrita por aqui. (rss). Já foram três tentativas.

    Vamos ver se desta vez eu consigo:) Gostaria de responder individualmente a cada comentário, mas, infelizmente não estou conseguindo porque clico em " responder" e nada acontece.. Agradeço de coração cada comentário sobre minha história com perfumes. Não sabem como fiquei grata com o carinho e a atenção que vocês dedicaram a ela. Vocês são uns amores!!!

    Como eu disse, não sou conhecedora de perfumes, mas, percebi que O Secret Obsession provocou curiosidades. Fiquei feliz porque, das amigas que sentiram, poucas se simpatizaram com este perfume que amoooo!!!

    Queridas leitoras Julia e Raquel não posso responder suas perguntas porque nunca senti os perfumes que vocês citaram.

    Malú, tens razão quando falas sobre minha " mana morena" Dâmaris. Suas características são evidentes no jeito de ser e de viver. Desde que a conheci, a admiro muito!!! Por isso, também admiro o VB. Ele me representa em alguns aspectos .

    Querida Vivi, também nunca vi meus perfumes como coleção, mas, quando fui convidada para escrever sobre eles pensei: Por que não?!! Coleciono tantas emoções, tantos momentos com os poucos que tenho...

    Ubiratan e Adri, legal conhecê-los. Já temos um ponto em comum: Nosso amado Secret Obsession. Fiquei feliz em saber que não sou a única a usar este perfume. hehe. No meu rol de amigos, poucos se simpatizam com ele!!

    Malú , o que sinto quando uso ele? Completa, única!! Ele tem um cheiro tão particular que me deixa muito à vontade comigo mesma. Quando usei ele pela primeira vez, me veio uma cena do filme " Sob o sol de Toscana" em que a atriz em sua bicicleta pedala na companhia daquela paisagem única de Toscana. É ela e ela. Ninguém mais!!! Descobriu em si mesma, a melhor companhia!! É assim com Secret Obsession. Um cheiro singular...

    Leila, vale a pena aguçar sua curiosidade ainda mais:)

    Grasi, obrigada pelo carinho!!

    Por fim, Dâmaris, minha " Mana Morena", obrigada por proporcionar um espaço tão perfumado e afetuoso. Amei a experiência. Saio daqui com o desejo de estar mais perto do VB e deste povo querido que passa por aqui. Um beijo no coração!!

    As palavras ditas por vocês ,ficarão eternizadas em meu coração. Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. és da casa, "mana lôra".... Os perfumados daqui são muito queridos, bom estar com eles, não é? abraços saudosos

      Excluir
    2. Ah, Vânia, falou tudo com essa cena de Sob o Sol da Toscana! Nada como gostar de nossa própria companhia. Se estivermos com um cheiro só nosso, então.....

      Excluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover