Era uma tarde de verão atípica. Chuvosa, cinza, nublada e sob os ventos serranos que faziam as temperaturas caírem como se no inverno estivéssemos. Visitar as atrações turísticas ao ar livre? Era impossível e essa condição metereológica foi uma justificativa objetiva a mais para eu percorrer o caminho da Avenidas Hortênsias rumo ao Museu do Perfume. Sim, há um Museu do Perfume em Gramado, sul do Brasil.
Em meio aos verdes das araucárias, sobre terreno pedregoso suavizado pelos caminhos floridos azulados das hortênsias ergue-se uma casa com ares antigos. Imponente e misteriosa ela avisa: guardo segredos em mim.
O coração palpitava mais forte e apressado naquela tarde de 2009. Fotografei os jardins, as flores e as preciosidades que por lá estão. Vem comigo fazer essa viagem em muitas fotos.
As hortências. Detalhes da fachada. O anjo em sua fonte.
Caminhei lentamente em direção à casa, na expectativa de ser surpreendida. E logo na entrada 2 armários com colunas de madeiras ladeadas por vidros e espelhos encerravam em si preciosidades da História da Perfumaria. Frascos. Frascos com perfumes dentro.
e a vontade imensa de fotografar cada frasco? Um por um? Como fazer? #amo |
Clássicos de outras eras, como o Perfume Violetta di Parma feito em 1870 criado para Maria Luigia, esposa de Napoleão Bonaparte, ou o Chanel 5 de Marilyn Monroe, passando por aqueles cheiros escolhidos por nossas avós, mães e tias. Marcas conhecidas, outras jamais tocadas. Todas ali à espera de um cheiro.
Um templo, o templo dos Perfumes....
Por ali eu poderia ficar meses abrindo cada frasquinho inebriando-me com os seus aromas, viajando para outras eras e estilos. Ah, como o Perfume tem esse poder tal qual um outro amor, os livros. Como com eles conhecemos mundos e aprendemos sobre jeitos de ser gente...
Um passo à direita e um corredor com plantas, gente de uniforme branco e balcões são apenas um meio, por que lá ao fundo há um convite maior. Vislumbramos frascos, aparelhos, tubos, balanças. Sinto-me em cenário de filme, daqueles antigos.
Estão expostos métodos para extração das essências. Água, gás, cêra. Matérias primas ali vislumbradas e sob explicação. Tamanho era o meu contentamento que fotografei tudo.
Preciso lá voltar com calma, sem pressa e sem o relógio acusador que chamava para o fim da visita perfumada.
Amo a arte dos perfumes, como você já notou, e se você aqui está no Village Beauté lendo essas
palavras escritas com o coração é por que também têm pelos perfumes
especial carinho e apreço. Parafraseando Süskind, o perfume é irmão da respiração e tal como o ar vai direto para a intimidade do corpo, acrescento que o perfume dialoga com a intimidade da alma, das lembranças, memórias e impregna-se por toda a nossa história rompendo a humana barreira entre passado, presente e futuro; rompendo a barreira ente a nossa identidade e a do outro.
Amo, sem mais.
Essas e outras fotos da minha visita em 2009 ao Museu do Perfume em Gramado estarão disponíveis na fan page do Blog Village Beauté: http://www.facebook.com/villagebeaute
O Museu do Perfume foi criado e é mantido por uma fábrica de perfumes e produtos cheirosos. Eles desenvolvem cheiros para lojas, produtos e marcas criando uma identidade olfativa peculiar. O Museu é aberto ao público gratuitamente. Para conferir o endereço e mais detalhes da fábrica, tudo isso eu encontrei aqui.
Se vc gostou poderia divulgar o post para os amigos e amigas? Obrigada.
Aaaah que vontade de sentir cada perfume desse!
ResponderExcluirwww.vaidosaetodaprosa.com.br
Precisaríamos de bastante tempo, imagine que delícia, Mari!! bjs
ExcluirDâmaris,
ResponderExcluirque passeio e post belíssimos, me senti lá dentro. Mas claro, aguçou minha vontade de cheirar esses frascos também...
Vou dar uma olhada no site que indicou, e colocar uma visita dessas nos meus planos.
Obrigada, querida!!!
Bjos,
Luciana
Oi Lu! Vale a pena incluir o Museu! :) obrigada. bjss
ExcluirHummm... que delícia! Vou acrescentar na agenda para a próxima visita ao Vale dos Vinhedos, uma escala em Gramado!
ResponderExcluirEstimulante!
Beijos
Ah...Vale dos vinhedos, bem lembrado! Que saudades de lá! :) bjs
Excluirque visita preciosa! há algo que possamos cheirar sem pudores, ou é dos olhos a grande festa? de qualquer modo, visita preciosa. dica de lugar que preciso conhecer urgentemente anotada.
ResponderExcluirhttp://ocheirodobrasil.blogspot.com.br/
Amana, que delícia! Vou conhecer o seu blog já já. Tem opções para os olhos e para o olfato, sim! :) bjs
ExcluirQ delícia, hein, amiga? Ah, como eu gostaria de lá estar com você... Quem sabe um dia faremos uma excursão para GAPAS, né? hehehe Bjs e obrigada por resenhar essa sua linda vista ao museu.
ResponderExcluirQue delícia uma viagem GAPA ao Museu....tô aqui imaginando! hummm bjs querida Angela.
ExcluirMuito legal
ResponderExcluiresse post
bjos
seguindo!
http://yasmindayane.blogspot.com.br/
Obrigada, Yasmin. Vou retribuir. :) bj
ExcluirUma Ótima serpresa , não sabia que tinha um museu assim no Brasil ...que bom ! Amei!
ResponderExcluirSkissinger, foi uma surpresa para mim tbém. Parece que alguma coisa em Curitiba tbém. Vou pesquisar melhor e voltarei aqui para contar. bjs
ExcluirDâmaris! Obrigada pelo comentário e principalmente pelo convite! Precisarei de um pouco de tempo (leia-se momentos em silêncio sem trabalho e crianças, rsrs) para meus pensamentos encontrarem as lembranças do primeiro, o "first smell", e consigam traduzir em palavras um oceano de emoções e recordações... e sim! ficarei feliz em contribuir!
ResponderExcluirBeijos querida!
Certamente vira algo lindíssimo, pois sei de tua sensibilidade, querida Thaís. Aguardarei.Obrigada! bjs
ExcluirQue fotos lindas!
ResponderExcluirTenho muita vontade de conhecer Gramado, agora tenho mais um motivo ainda =) Sabe quando determinadas fotos/paisagens te fazem ter uma sensação de dejà vu? Como se já tivesse estado ali antes, ou pelo menos sonhado com aquilo? Aconteceu comigo, vendo essas fotos!
Sim....fico feliz que as minhas fotos tenham trazido boas sensações e impressões a você, Isabela. Fotografia é outra arte que também aprecio. Gramado é terra de sonhos. Amo aquela cidade. Qdo fores lá pela primeira vez, procure ir durante os festejos de Natal, pois a cidade fica cinematográfica. Eles são perfeitos na condução das Festas natalinas...é emocionante! bjs, querida Isabela
ExcluirFiquei encantada...
ResponderExcluirParece um lugar do passado, que guarda tantos segredos...
Um lugar digno de se visitar e nem ao menos é divulgado.
Mas faz parte desta aura de mistério que ele transmite.
As viagens pelos cheiros e suas memórias são inesquecíveis.
Assunto muito muito sério, quem leu o livro entende...
Beijos, adoro sua sensibilidade. Obrigada pelo presente!!!
Fotos e fragrâncias transmitem tanto quanto as palavras...Obrigada pelo presente da tua visita e do teu comentário, Denize. bj
ExcluirGente, que delícia!!! Eu num lugar desse... ai, que sonho! ^^
ResponderExcluirBeijocas.
Mulher, obrigada por compartilhar a informação. Já agendei uma visita nas minhas próximas férias. Valeu!
ResponderExcluir