Ver e não ver - à primeira vista

Oi! vamos à nossa quarta feira com a companhia da pipoca?

então, estoura o milho e "senta que lá vem a história!"

O filme de hoje é outro filme antigo que gosto e já devo ter visto umas 10 vezes, pelo menos. Conheci primeiramente o livro. Como assim? O médico Oliver Sacks atende os seus pacientes com um olhar e com uma atitude que rompe totalmente com a postura positivista típica da formação de outrora dos médicos. Com uma proposta sócio-interacionista ele se relaciona com os seus pacientes de maneira tão intensa e diferente que acaba, inclusive, escrevendo livros a partir destas experiências. Quem gosta de história real contada com leveza, inteligência e de quebra: aprendeendo sobre o desenvolvimento neuropsicológico - leia os livros do Oliver Sacks. Vejo agora que este post acaba sendo 2 em 1: compartilho livro e filme. O primeiro livro que conheci de Oliver Sacks, há muitos anos, foi Um antropólogo em Marte.




Cada capítulo é um caso clínico atendido por Oliver Sacks, e1 dos capítulos deste livro foi transformado no filme: À primeira vista.



A história é baseada em fatos reais, portanto. Vale ler o livro depois, pq acrescenta dados que o filme não teve tempo de abordar.

Vamos à história:

Val Kilmer e Mira Sorvino vivem o drama de um casal formado por um cego que encontra em sua namorada uma mulher ávida por tentar recuperar sua visão. Ele perdeu a capacidade de enxergar aos 3 anos e assim permaneceu até meados dos 30. A noiva descobre que é possível reverter a catarata e consegue convencê-lo a realizar a cirurgia. Será que ele conseguirá ver depois da intervenção?



Pois bem,
com este filme conseguimos nos emocionar e aprender muito sobre:
- relacionamento interpessoal. Quantas vezes em nome do amor tentamos convencer o outro a fazer aquilo que achamos ser o melhor para ele? quem de nós não convenceria o seu amor a voltar a enxergar? temos isto como o certo e o melhor! é claro que precisa ver!
- podemos ainda questionar o que é ter saúde! é saudável o que vê com os olhos? ver com os olhos me dá certeza de uma verdade?
- ansiedade por mudanças
- sensibilidade para perceber o outro
- formas de ver a vida
- formas de dizer e manifestar o "eu te amo" e melhor: fazer com que o outro entenda o meu idioma, o meu jeito de dizer te amo.



Gosto demais deste filme. Já trabalhei com meus alunos da Psicologia, da Administração todas estas questões, como forma de proporcionar uma reflexão sobre o meu, o teu, o nosso modo de ver a vida. Como tendemos a Ver a vida sobre uma referência e somos Cegos a tantas outras....e o pior: temos a certeza de que o Nosso ponto de vista É o mais saudável! E mesmo pessoas queridas, a vida apontando outras possibilidades é difícil, e por vezes doloroso, ampliarmos conceitos.

Desenvolver esta atitude eu pretendia com meus queridos alunos, e uma das formas de proporcionar esta reflexão era recomendando assistir este filme.

Não contarei mais detalhes, pq correria o risco de estragar as muitas surpresas:
Rir
Chorar
Ficar ansiosa
Apaixonar-se
Aprender a ter paciência
Ver o mundo com o olhar do outro
Apreciar e respeitar as diferenças
Admirar o personagem
Levar um tapa com luva ao ver o grand finale



Antiguinho já, mas lembrei-me deste filme e quis conversar com vocês sobre ele. Já assistiram este filme? o que acharam? contem aí, please! ;)

bjoks

Dâmaris

6 comentários :

  1. Hummmmmmmmmmmmmmmm, interessante....não conhecia!
    Bjus da paula

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que já vi esse filme... não tem um momento em que eles acabam brigando e ele sente vontade de voltar a ser cego?

    Beijo!

    http://gabisoaress.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Sim, Gabi! a história deles não é fluida, tem altos e baixos sim! ;) gostosa história!
    bjo e obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Paulinha! é antiguinho, mas real e, por isto, ganha todo um atrativo! ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Um dos meus filmes preferidos! De chorar de verdade! Ainda mais, sendo uma história verdadeira! Sei lá...eu acho que no lugar da namorada, também tentaria reverter a cegueira. Fico agoniada pensando na possibilidade de não enxergar! Mas, é uma situação realmente difícil, né?
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Eu assistir esse filme no cinema e ate hj não esqueci...perfect

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Acompanhe também o instagram:
https://www.instagram.com/villagebeaute/ e o
facebook: https://www.facebook.com/villagebeaute

Pin It button on image hover