A COLEÇÃO DE MINIATURAS DE PERFUMES DE MARINA BESEN

O Ministério de Saúde do Village Beauté adverte: este post contém cenas quentes para os apaixonados por perfumes. Pode provocar taquicadia, sudorese e alterações no ritmo da respiração. Antes de ler tome água com doses generosas de açúcar, borrife o seu perfume preferido, respire lenta e profundamente 10 vezes. Fez isso? 

Então vem comigo apreciar as obras de arte em forma de perfumes de minha amiga Lôra catarinense que mora lá na Bélgica:

Marina Besen e seus perfumes obras de arte.


Sempre fui apaixonada por perfumes, mas a paixão pelas miniaturas começou no dia 19 de abril de 1994, no aeroporto de Frankfurt, quando vim morar na Bélgica.
Quando vi o kit de miniaturas da Calvin Klein com a miniatura do eternity (o perfume que usava naquele momento) não resisti e comprei. Na época não tinha a inteção de colecionar, tanto que joguei a caixa em plástico transparente fora e, acabei usando as miniaturas.
Mas as miniaturas eram tão lindas, tão delicadas, tão tudo que a paixão ficou, mas na época, como era estudante sem bolsa de estudos, não podia comprar mais ....
Os anos foram passando, recebia miniaturas de brindes nas perfumarias e fui guardando, mas guardava só a mini e jogava a caixa fora.


Em 2000 ganhei uma miniatura Ultraviolet de Paco Rabanne da vendedora de uma perfumaria e começamos a conversar sobre o assunto, e foi ela que me disse que deveria guardar as caixas, pois valorizavam as miniaturas. 

A partir desse momento a coleção começou ... aos poucos fui comprando mais, mais e mais minis ....
A fragância do perfume não me interessa, o meu interesse é pela miniatura, pela delicadeza da reprodução.

Para não me perder (por exemplo comprar repetidas) fiz um arquivo em word para catalogar as minituras, procedi da seguinte maneira: dividi cada página em 2 partes, na primeira metade coloco a foto da miniatura e na segunda parte coloco a descriçao da miniatura (marca, nome, quantidade em ml, o que é (edt, edp, perfume, colônia, edc, after shave, etc ...),  descrevo o vidro e a caixinha. 



Tenho também um arquivo só com as fotos, mais fácil para pesquisar.
A minha coleção é o meu passatempo favorito ... tenho toda a coleção exposta em vitrines ... vou mostrar algumas:

Dior J’adore:


Jean-Paul Gaultier:


Lalique:


Como vocês devem ter percebido, guardo as diferentes versões das miniaturas, pois acho que cada versão tem o seu lugar na minha coleção, maníaca por minis kkkkk.
Estes armários são com algumas marcas:


Nestes armários tenho exposto as miniaturas Harajuku Lovers, as Hello Kitty, as Marc Jacobs, as Kare, as maravilhosas e lúdicas Lolila Lempicka e as J’adore de Dior.

Estas são as paredes no meu escritório:


Não poderia deixar de falar sobre algumas edições especiais que tenho e que amo do mais profundo do meu ser.
Na marca Lanvin, a primeira é parfum sortilège numerada, a minha é a 1098 de 1400 que foram feitas. Ela tem o colar em ouro feito por um joalheiro, inclusive tem o certificado de autencidade assinado por este joalheiro. Esta miniatura é considerada como segundo tamanho, pois tem 15 mililitros.



A segunda, Rêve Bleu (sonho azul) também Arpège de Lanvin é a número 464 de 700 miniaturas fabricadas.



Tenho também 3 edições especiais da Eau de Murano da marca Kare, onde a miniatura vem com um cristal murano em forma de frutas, uma maça, uma pera e uma tangerina ..... feitas pelo artista Carlo Moretti.



Há também as miniaturas na versão caixinhas de música, que são a Coco Mademoiselle de Chanel:




As Jean-Paul Gaultier, Le classique, Le mâle e Fleur du mâle:



E a última, miniatura com a caixinha de música é a La vie est belle de Lancôme:


Outras miniaturas de perfume que não poderia de deixar de mostrar pra vocês são as duas que são feitas em cristal Lalique, que são a Parure de Guerlain e a Boudoir da Vivienne Westwood.




Em Dior tenho as edições especiais do natal do ano 2000, chamadas “Fauteuil Louis XV” ....



Nesta mesma linha dos sofás Louis XV consegui, com muita tempo de procura, o Kit J’Adore Life is Gold .....


Como falar em miniaturas de perfume e não citar as obras de arte “Myrna Pons” ou “Rothenstein – Déjà Vue”, impossível !

Na minha coleção Myrna Pons ainda faltam algumas minituras, mas como elas não são mais fabricadas é muito difícil de encontrar, mas não perco as espereranças de um dia ainda ter a carruagem desta marca.




Linha Gaudi, em homenagem ao arquiteto Antoni Gaudi. As tampas das miniaturas representam detalhes da Basílica Sagrada Família em Barcelona e as estampas nas caixas os mosaicos do Parque Güel, também em Barcelona e do mesmo arquiteto.

Nas miniaturas Rothenstein as tampas são reproduções de obras de arte maravilhosas como vocês podem ver.

Déjàvu - Miniaturas Rothenstein


Outra marca que preciso mostrar é a Nikki de Saint-Phalle, que fez miniaturas magnificas com o símbolo da marca, as duas sepertes e, também os signos astrológicos (em 7 e 15 ml):





Os signos astrológicos:



E, Nina Ricci, com as miniaturas do perfume L’air du temps e as maças ...... vou mostrar algumas, pois existem tantas versões diferentes que daria pra escrever um artigo somente com esta marca.


Miniaturas Nina Ricci

Começei uma página no facebook com a minha coleção, mas esta incompleta, se quiserem dar uma olhada: Miniatures de Parfum - Ma collection Marina Besen.

Preciso acrescentar que meu marido aderiu a minha paixão e, que sempre vai comigo nas feiras ou qualquer outro lugar que possamos encontrar miniaturas. Ele é tão viciado quanto eu, o me dá muito prazer, pois posso dividir com eles todos os assuntos relacionados à miniaturas. Minha irmã foi contagiada pela paixão por minis e também começou a coleção dela.

Todos os momentos que tenho livre dedico à minha coleção, cadastrando, guardando, limpando as vitrines ..... e, babando nelas !!!! Faço questão de parar em frente das vitrines para admirá-las e namorá-las. É o amor, não há outra explicação.


Acho melhor parar por aqui, pois poderia falar indefinidamente sobre as miniaturas de perfume ....

Marina Besen, Psicóloga. Brasil - Bélgica.

Espero que tenha conseguido dividir esta minha paixão com vocês e estou disponível para trocar idéias e, miniaturas, beijos


Marina, faltam-me palavras para descrever o que sinto quando vejo tua coleção de miniaturas de perfumes. Admiração por teu amor e dedicação no cuidado, na pesquisa, na garimpagem de luxos em forma de arte. Obrigada por termos nos conhecido, por encontrarmos tantos pontos em comum (Psicologia, Santa Catarina, Perfumes, apreço pela arte ... ) Obrigada por dedicar um tempo precioso para estar aqui compartilhando em fotos e texto tua perfumada história. Recebe meu abraço carinhoso. Sei que tua paixão é pelo frasco, mas tua amiga aqui ficou a imaginar como será a arte olfativa, o cheiro de cada uma delas ... como serão estes Myrna Pons? Que essências exalam estas Nikki de Saint phalle? E as esculturas Rothensthein?

Querid@s, esse olhar atento e pesquisador da Marina a faz encontrar miniaturas fantásticas. Comprei algumas que ela garimpou na Europa (estão para chegar hoje ou segunda). Para quem tiver interesse ela está em seu perfil no face pronta para compartilhar, trocar, vender. 

Eu avisei que perderíamos o fôlego também com esta coleção...

Abraços perfumados com carinho.

Passeie por aqui também:






11 comentários :

  1. Ahhhhh!!! Marina Besen o que seria de nós colecionadoras sem vc?
    Primeiro porque nos inspira, segundo porque nos ensina, terceiro porque nos fornece, quarto porque é uma pessoa excepcional: delicadeza, gentileza, amorosidade de uma fragrância marcante num alto e lindo frasco loiro... minha vida se divide em AM e DM...(antes e depois de Marina) kkkkk (ah e a caixa deste frasco é um gentil e divertido Belga...) Bjs e parabéns por tanta sensibilidade...

    ResponderExcluir
  2. Não posso comentar pq eu morri!
    Que tesouro, incomensurável, marina! Tanto o seu quanto o da Maria Heloisa me fizeram suspirar!
    Parabéns Marina, pela dedicação e amor pela sua belíssima-íssima-íssima coleção!

    ResponderExcluir
  3. Uau a minha coleção ficou no chinelo rsrsrsrs.
    Linda, perfeita fiquei encantada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. O sonho de muitos colecionadores é ter tantas quanto ela, o meu é ser organizada como a Marina é, pq ela foi modesta em não falar em números... são tantas. A coleção é maravilhosa e na minha já tenho tantas que vierem das mãos dela, pra enriquecer minha vida. Também sou da turma que acha o frasco uma obra obra de arte e não usa de forma alguma. Parabéns pela coleção e pela matéria.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, estou impressionada, Parabéns, Marina!!!! Tens um verdadeiro tesouro em casa. E que sorte a sua, que teu marido te acompanha nessa ;-))))

    ResponderExcluir
  6. Marina é a Mulher Maravilha das minis! Que acervo riquíssimo! E que força de vontade pra não abrir e usar cada uma delas! rs

    ResponderExcluir
  7. Belissima colecao....realmente sao de encher os olhos.

    ResponderExcluir
  8. Olhando tamanha riqueza de coleção.....vejo que nada sei de perfumaria, rsrs....sou uma pobre mortal que a cada vinda aqui....meu queixo cai, meu coração pulsa e meus olhos saltam e grudam na tela do computador.
    Quantas maravilhas, quantos perfumes que nunca pesquisei. Parabéns Marina pela maravilhosa coleção de miniaturas, tão bem guardadas e colocadas nesses armários.....eu não conseguiria ficar apenas admirando, rsrs.....com certeza iria abrir um a um e inalaria seu aroma, além de conhecer tantos raros que aqui estampam nossa sexta das coleções, que essa por sinal é de encher os olhos.

    Beijo e parabéns Marina e ao seu esposo também, que te acompanha nessa jornada de coleção maravilhosa.

    Malú

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus!!! São verdadeiras Obras de Arte em forma de perfume!!!! Lindas essas miniaturas!!!
    Eu ficaria louca se as visse ao vivo, seria como uma criança em loja de doces!! rssrsrs

    ResponderExcluir
  10. Gentem...que coisa mais linda!! Que hobby lindo! Parabéns, Marina e que bom que teu marido além de curtir, te apoia. abraços
    Raquel

    ResponderExcluir
  11. ! Estou sem palavras..... Não tem o que dizer sobre a coleção da Marina, somente que ela é...perfeita! Parabéns, tens minha admiração!
    Leila

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover