RESENHA PERFUME FIRST EDP E EDT - VAN CLEEF & ARPELS

Estamos em 1976, no ano do lançamento do primeiro perfume da Van Cleef & Arpels. Na imprensa corria à boca pequena que tal proposta seria um fracasso, afinal o quê uma casa de jóias estava querendo com a venda de uma fragrância? Jean-Claude Ellena, perfumista que já havia criado para a maison Sisley, assinava First - o primeiro VC&A.

Passados trinta e tantos anos, Jean-Claude confessou que naquela época ele e os demais perfumistas tinham vontade de dominar o mundo e expressavam isso em suas criações: notas em profusão, complexas e superpostas. Não queriam ser acessíveis e de fácil compreensão. Época que chamo "fase do perfume ostentação". 
FIRST EDP E EDT REVIEW VANN CLEEF E ARPELS
First - perfume para todas as mulheres na década de 70.

"Não fiz outra coisa ao compor o perfume First, de Van Cleef &Arpels, em 1976. Abarrotado de análise dos arquétipos de mercado, tinha colecionado, pego emprestado e empilhado todos os signos de feminilidade, de riqueza, de poder, neste perfume do qual, com o tempo me distanciei. De modo algum o renego."

Família olfativa: floral aldeídoNotas: aldeídos, cassis, tangerina, framboesa, pêssego, bergamota. Cravo, tuberosa, orquídea, raíz de orris, jasmim, jacinto, rosa turca, ylang ylang, lírio do valoe, narcio, mel, sândalo, fava tonka âmbar, almíscar, civeta. 

Ele mudou de estilo, adotou outra forma de comunicar-se através de sua arte. First ficou. Mantém em venda neste mundo dos 1000 lançamentos por ano.

E a quem First se dirige? 

O frasco em gota, lembrando as jóias da casa, guarda em si uma fragrância considerada impactante e complexa para os atuais dias. Nos primeiros 5 minutos é como se First Edp fosse mostrando diversas facetas. Cheiro verde de musgo, o frescor metálico do vetiver, a química dos aldeídos que mostram-se alternadamente na forma de cheiro de sabonete e cheiro/sensação de talco.  À medida em que evolui, os aldeídos e sua famosa associação com "cheiro de produto químico" se acalmam um pouxo permitindo-nos ter acesso às flores. É como se cheirássemos um vapor doce que por vezes me fez lembrar de arroz doce com canela.
FIRST EDP REVIEW
First Edp - VC&A Review
Não é o cheiro da flor em si, é como se elas estivessem sob o escudo de uma nuvem empoeirada. Cheiro de talco de um bouquet imenso de rosa, ylang ylang, tuberosa e jasmim. Evolução arrastada, a maior parte do perfume First caracteriza-se por seu coração floral aldeídico. Horas e horas sob chuva de pó floral e doce, quando então ele destaca um aspecto mais denso, "xaroposo", entre doce (fava tonka) e sujo (civeta). É o culto à sensualidade dos anos 70 aqui evidenciado. Se por um lado colocavam a mulher sobre o altar dos talcos e sabonetes, por outro lembravam o cheiro de sua pele suada e distante do banho há horas. 


RESENHA FIRST EDT
First Edt - VC&A Review
Se First Edp mostra todas estas facetas, a versão Eau de Toilette mantém o aspecto soapy atalcado, mas diminui a ênfase do bouquet floral, acentuando os acentos frutados e levemente aquáticos de lírios. É sensivelmente mais "limpo" que o Edp, e com menor efeito de densidade e dulçor. Cumpre a sugestão de ser o Edt para o verão, e o Edp para outono inverno.


Sentir First Edp e First Edt é confirmar que eau de toilette projeta e mostra mais suas notas de saída, enquanto  a eau de parfum fixa e se mantém mais centrada nas notas de coração e fundo. 

Diferenças sensíveis que ficam disponíveis apenas àqueles que se permitem debruçar na análise da fragrância; para um público de sensibilidades velozes e supérfluas talvez sequer percebessem tais possibilidades nos dois perfumes. 





  • Projeção: mais intensa no Eau de Toilette, mas ainda forte também no Edp
  • Fixação: mais intensa no Edp, conforme o esperado. 10 a 12 horas
  • Composição: riquíssima, em ambos, mas prefiro a versão Eau de Parfum, por centrar-se mais nas flores e fortalecer o aspecto doce enfumaçado resinoso e meio sujo. O Eau de toilette fica mais tempo em frutas frescas, espumantes, junto a talcos e sabonetes sujinhos.
  • Sugestão de uso: àquelas pessoas que podem entender o perfume como um acessório. És contemporâneo, mas admiras o espírito vintage dos aldeídos, sempre tão carregados de simbolismos como: sabonete, talco e poder, sem esquecer da civeta, com seu controverso cheiro de corpo suado. Edp: outono inverno/ Edt: primavera verão.
Comprei a versão EDP, pois prefiro essa concentração, mas confesso que ainda estou tentando me acostumar com a civeta, nota que considero de difícil adaptação nos tempos atuais. First já tem diversos flankers, e mesmo prevendo intensa reformulação, ainda assim curiosei com um dos últimos criados: First Eau de Parfum Intense.  Observem as notas Toranja, Tangerina e Bergamota as notas de coração são Jasmin, Íris, Jasmin manga e Mimosa as notas de fundo são Baunilha e Pralinê. 

First EDP Intense 2012.

Abraços perfumados  e uma menção em destaque à Malú, Leila e à Bárbara, leitoras que tanto amam First Parfum, Edp e Edt.

* Perfumes com aldeídos


Se nos anos 70 e 80 os perfumes diziam "olhe prá mim e me ame, não me compreenda", hoje essa proposta está invertida para "sou como todos". Adivinhem qual mensagem admiro mais? ;) rsrs


Importante:
* Não copie sem dar os créditos; se o VB lhe inspira, comente em suas publicações e faça as devidas referências

16 comentários :

  1. O EDT conheci e gostei,onde comprou o seu EDP?

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu gosto muito! Sou adepta dos bem colocados 'perfumes ostentação' que colocou... Adquiri recentemente o Air de First, é uma belezinha!

    ResponderExcluir
  3. Oh morena.....muito obrigada!!!!!

    Tanto quis ver aqui esta resenha, meus olhos brilham como "purpurina" quando vejo o vidro do First, ele é por mim amado, desejado e usado todas as semanas há mais de 20 anos, nunca usei o EDP, sempre comprei o EDT, e fiquei curiosa na tua descrição sobre o EDP. Na verdade, na amostrinha que tu mandou, testei em minha pele, mas realmente não consegui ver diferença. Vou analisar melhor com os dois, um em cada pulso, para ver se noto essa diferença.

    Obrigada por contar aqui a história do meu amado First, colocar essas fotos lindas que encheram meus olhos e coração de um contentamento sem fim.

    Tu não imaginas o quanto foi importante para mim este teu olhar sobre o First....meu muito obrigada querida.

    Sem palavras, apenas felicidade e alegria de ver este post no ar.....gravarei em meu computador para todo o sempre.....

    Um beijo de agradecimento e uma semana abençoada e feliz para ti.....espero que tudo tenha dado certo neste fim de semana....

    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malú, o First é o perfume que mais marcou tua vida, não é? Tocante este vinculo que tens com ele! Procure colocar a mesma quantidade na pele ou em fita olfativa (das duas versões do First) para conseguir captar as nuances. Elas são pequenas, mas existem. Queria ter resenhado melhor, mas minha escrita se altera quando estou preocupada.

      bj amiga.

      Excluir
  4. Linda... amei este perfume as notas dele são quase idênticas ao meu querido Moments da Priscila Presley, que foi descontinuado.
    Queria muito o EDP. Na minha cidade só tem o EDT. E sou como vc. sempre prefiro as versões EDP. E no meu caso eu uso até no deserto tô nem aí. jajjajajja
    Qual o valor que vc pagou.
    Queria muitooooooooooooooo....
    O Moments é o perfume da minha vida. Mas como não o encontro...acho que este poderia substituí-lo. O EDP claro.... hehehehhe
    Besos
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VIvi, falo o valor por e-mail, sim? escreve para o meu endereço? bj

      Excluir
  5. Oh! que beleza ver First resenhado aqui na Villa! Não só a Malú e a Bárbara são apreciadoras da fragrância, eu também o tenho entre os meu preferidos. Aliás, ele foi o primeiro importado que ganhei, então isto já o torna especial para mim. Feliz, feliz por vê-lo aqui!
    Bjs.
    Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querida Leila, lembro-me de ter visto ele em tua coleção, e fiquei muito feliz por apreciar essa obra de arte também.....já pensou uma caixinha com o First EDP, uma loção corporal e um shower gel???? Delícia, só vejo isso em sites internacionais....sonho em ter uma caixinha assim, sniffffff.

      Um beijo para ti gaúcha de Gravataí.....com um Bah de admiração por teu povo querido.
      Malú

      Excluir
    2. Tens razão amiga Malú, ele faz parte de minha pequena coleção. Assim como tu só conheço o EDT e cá entre nós, nem sei o que faria com um First coffret...
      Malú querida, tenho a sensação de receber cartas quando leio tuas mensagens, adoro!!!
      Retribuo teu beijo e mando mais um abração, agradecendo em nome dos gaúchos a tua admiração pelo meu povo, que sei ser verdadeira já que arrebanhaste um pra ser só teu.
      Leila

      Excluir
    3. já vou incluir teu nome na postagem, Leila. bjs gauchinha

      Excluir
  6. Dâmaris, tive um First em embalagem totalmente diferente: cilíndrica, dourada e vazada. Um luxo. O perfume era refil. Não sei se era a versão toilette... Era lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece luxuoso, Cris! Esse frasco não cheguei a ver.... mas posso imaginar VC&A tem um cuidado especial com eles, não é?

      Excluir
  7. Que legal! Fiquei curiosa neste e no Intense, pois tenho e amo demais o First Love e o Air de First.
    bjs

    Janaina Flores

    ResponderExcluir
  8. Olha o perfume da Malú aí, gente! Pra mim ele é da Malú e ponto final. rs
    Brincadeiras de lado, tenho (e amo) o First Love, um talquinho baby poderoso! Incrível ele! Não conheço o original, infelizmente.

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover