GABRIELLE CHANEL E OS PERFUMES

COCO CHANEL E OS PERFUMES
Estilista francesa fundadora de um estilo único: em roupas e fragrâncias.

Como você interpreta essa frase de Gabriele Coco Chanel? ;)

Abraços perfumados e bom fim de semana.

6 comentários :

  1. olá Dâmaris,
    esta é uma frase a ser interpretada no seu contexto, bem como nas entrelinhas.
    Gabrielle Chanel revolucionou o mundo da moda tirando as mulheres de dentro dos desconfortáveis espartilhos, criando modelos que uniam beleza, conforto e elegância. Esta mulher considerava que era possível conviver com a falta de beleza, mas não com a negligência, a falta de cuidado consigo mesma.
    O perfume de uma mulher é considerado parte de sua personalidade, mostra como ela se sente no momento, reflete um cuidado consigo mesma, uma parte importante do seu ser. De como ela será lembrada no futuro. Penso que este é o link entre "não usa perfume" e "não tem futuro". Uma garota que tem nas mãos as duas escolhas: ser livre para não usar perfume e assumir as consequências desta liberdade (através do julgamento da sociedade) ou escolher ousar e usar o perfume que preferir, revelando sua personalidade para agradar a ninguém mais do que a ela mesma...
    Desculpe-me se fui longe demais mas foi esta a minha leitura...
    beijos e abraços perfumados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que amiga poetisa tenho, Thais... sim, concordo que a escolha de um perfume participa de nosso estilo particular, assim como nossas cores, sabores, texturas, e tudo o mais... não foste longe demais, ao contrário - agradeço tua participação! A idéia era realmente convidar à reflexão e ao diálogo! Obrigada, querida. bjs e abraços perfumados

      Excluir
  2. Dâmaris querida,

    Pensei e relutei muito para escrever aqui neste post....

    Esta questão é perigosa....pode sensibilizar alguns corações....entristecer almas....aborrecer o espírito!

    pois,

    Ao mesmo tempo que eu, tu e tantos(as) amam os líquidos perfumados e vivem intensamente este mundo fascinante que é os perfumes.....

    outros (as),

    por motivos de variados tipos....não podem usar perfumes.....e continuam suas vidas com sucesso, com alegria, com forças arrancadas de dentro da alma, do fundo de seus corações...e eles(as) tem seu próprio cheiro, ou de um bom sabonete, um hidratante ou um óleo aromático....

    Espero que você tenha me entendido e teus leitores também....


    Um beijo muito carinhoso
    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Malú,

      coloquei a frase justamente para conversarmos! ;) A vida, a alegria, o futuro independem do perfume. MInha família tem origem super simples, minha avó e meu avô usavam talcos perfumados e são meu exemplo de ser! No meu entendimento, nesta frase falava a "empresária" Chanel que durante anos teve como principal produto de venda - os perfumes! ;)

      bjs querida

      Excluir
  3. "Uma garota que não usa perfume não tem futuro."

    Não é uma frase para interpretações literais.
    No meu modesto entendimento, penso que a Sra. Chanel quis dizer que uma garota que não se cuida, não se valoriza, não se gosta, não tem futuro. Não necessariamente ela precisa usar perfume (essa premissa não combina comigo, pois tenho que usar todos os dias. rsrsrsrs...).
    Ontem assisti ao filme Coco Antes de Chanel e ele mostra como a anônima Gabrielle Chanel fugia dos padrões vigentes. Ela se gostava daquele jeito dela mesmo: simples, sem frescuras, sem espartilhos, sem penteados elaborados. Uma mulher firme e segura, sem dúvidas.
    Seu único pecado? Colaborar com o nazismo durante a Segunda Guerra. Isso lhe custou um exílio na Suíça.
    Apesar desse tropeço (isso cabe ao cara lá de cima julgar), para mim ela sempre será sinônimo de elegância, modernismo e feminilidade.
    Beijos,
    Rosana

    ResponderExcluir
  4. Sim, Rosana... Chanel, dentro do seu campo de atuação, fez muito pela mulher contemporânea. Eu a admiro pela audácia de romper com padrões estéticos que amarravam as mulheres a uma tradição sem sentido. Nos perfumes conseguiu imprimir essa mesma ousadia - e gosto muito. Vários dos meus preferidos vêm da casa que leva o seu nome. Gostei de ver a tua perspectiva interpretativa - menos comercial e mais voltada à alma de Gabrielle.

    bjs <3

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover