PERFUMES FRESCOS / GELADOS COM MENTA E HORTELÃ

Mas... menta não é a mesma coisa que hortelã?, alguém poderá perguntar como eu já fiz um dia. Pesquisadores indicam que Menta e Hortelã fazem parte da mesma família, que é grande e tem mais de 60 tipos diferentes. O uso, o sabor e o cheiro diferem, mas há um efeito que as 2 proporcionam: a sensação de frescor e por vezes até a sensação de a pele estar mais gelada. E neste verão escaldante estamos todos à caça de Perfumes que proporcionem bem-estar, não é mesmo?  Na semana que passou publiquei a review de um lindo perfume que tem menta, e a leitora Vanessíssima perguntou: tens mais dicas de perfume com esta nota?  

Foto de Infoescola
Antes disso gostaria de compartilhar com vocês algumas curiosidades sobre a Menta e a Hortelã, assuntos que aprendi enquanto pesquisava para fazer este post:

* há uma espécie de planta chamada Menta que tem 60 variações, dentre elas a Hortelã.

* as folhas frescas da hortelã são muito usadas no preparo de chás, geléias, bebidas, sucos, chiclete, bala e tempêros. Seu cheiro é fresco, mas seu sabor poderá variar conforme o tipo da menta (de mais suave até o verde e picante).

* o óleo de menta (em suas variações) é muito usado como antisséptico em enxaguantes bucais e cremes dentais. Na Idade Média, inclusive, usavam folhas de hortelã para clarear os dentes.

* o óleo de menta já foi muito usado como remédio para problemas digestivos principalmente dor de estômago. Também é usado em pastas, cremes e líquidos com o intuito de descongestionar e melhorar a capacidade de respiração.

* pesquisas em Aromaterapia indicam que já no tempo do Império Romano acreditava-se que o cheiro de menta / hortelã revigorava o espírito e o corpo, de forma tal que Plínio recomendava o uso de uma coroa com folhas de hortelã para animar a mente e deixar disposto à vida. Na atualidade vemos profissionais recomendando o uso de essências de menta / hortelã para esportistas ou para quem enfrentará exigente atividade física/mental. O cheiro é estimulante!

* o mentol, óleo presente na menta / hortelã em contato com a pele estimula os "nervos do frio". Tão logo entre em contato com a pele / boca (no caso dos alimentos) os receptores enviam a mensagem ao cérebro que, por sua vez, desencadeia a sensação de frescor. Fantástico isso, pois os nervos do frio são acionados quando a temperatura cai, mas no caso do mentol eles reagem construindo a sensação gelada também!

Obviamente que sabendo destas pesquisas em Aromaterapia, Medicina e Culinária, Perfumistas criaram fragrâncias com a essência de menta e hortelã. O que estes perfumes proporcionam?

-  fisicamente trazem uma sensação de frescor, sensação de corpo mais geladinho


- e juntamente com esta sensação física, eles acabam por ser estimulantes e revigorantes

Devo usar só no verão? 

* necessário é adaptarmos nossas escolhas de perfumes conforme a estação, para o nosso próprio bem-estar, mas uso perfumes com menta ou hortelá também no inverno, e acho delicioso.

Minhas sugestões: nem todos têm a tal nota explícita em sua carta de apresentação, mas eu sinto fortemente o cheiro das tais plantinhas verdes. 

Sugestões Dâmaris de Perfumes que têm cheiro de Menta / Hortelã - para homens e mulheres.
Sugestões Village Beauté de Perfumes que têm cheiro de Menta / Hortelã - para homens e mulheres.


* Acqua di Gioia, Giorgio Armani: seu frescor é apenas inicial, depois ele evolui para um corpo floral doce e mais quente dentre todos aqui da lista. Têm açúcar mascavo e âmbar na composição.

* Acqua Fougère, O Boticário: creio ser a única colônia aqui da lista e o produto mais barato também, mas não faz feio. Junto com o frescor da hortelã ele tem gengibre que o deixa ainda mais "saudável", assim como notas verdes e terrosas. Para tomar banho. Muito bom.

* Luna Rossa Prada: cheirinho de pós-barba, pele recém barbeada, limpa, aconchegante e fresca. Lavanda com hortelã.

* Roadster, Cartier: tão fresco que chega a ser descongestionante. Abertura esplêndida que se mantém revigorante ao longo da evolução, ganha destaque com a presença do patchouli, sempre tão chique. 

* Verbena Sorbet, L`occitane: creio ser o perfume mais gelado da L`occitane. Sorvete de verbena com menta. Absurdamente veranil.

* 212 ice man, Carolina Herrera: coquetel de limão com hortelã, com impressionantes fixação e projeção.  10 a 12 horas na pele.

* Boss Hugo Boss: caiu no gosto do povo, sinto-o com muita frequência cá no sul do Brasil, mas não recomendo compra no escuro por que ele muda de personalidade. Um perfume que muda. É um fresco mesclado ao cheiro de madeiras. Ele tem, no entanto, canela e baunilha que acabam trazendo um contraste intrigante. Inicia fresco e evolui doce e quente, quase ardido.

* Florabotanica Balenciaga: apesar de a publicidade ter prometido muito e, por isso, criado expectativas que não se concretizaram olfativamente falando, Florabotanica é um perfume perfeito, sem erro. Uma lufada fresca e límpida, como ar de laboratório, hortelã com rosas perfeitas. Resenha do perfume Florabotanica Balenciaga. Perfume de laboratório, perfeitinho até demais.

* Tommy Girl: delicioso chá de rosas com hortelã. Despretensioso, sem grandes expectativas, mas contribui com as sugestões da aromaterapia para o verão.

* Giallo Woman Beneton: uma das minhas surpresas no ano passado. Perfume pouquíssimo falado e com ótimo custo benefício. É um sorvete do Very Irresistible + abacaxi com hortelã. Resenha do Perfume Giallo Woman da Benetton

* Light Clouds Moschino: você está em uma sala com ar condicionado a mil saboreando chocolate e tomando chá gelado de hortelã.

* Eau de Rochas fraîche, Rochas: tenho amostra e cuido dela com carinho. Perfume fresco e puro como o inspirar do ar matinal nos montes suíços. Nunca fui, mas é assim que imagino o cheiro! :p

* Blue Seduction Antonio Banderas: frutado fresco (com melão) vejo muitas mulheres usando-o por seu aspecto mais adocicado.

* Cool Water Davidoff: acho que seria o perfume usado pelo Sidney Magal no verão. É bem "cheguei", avisa quarteirões que você está chegando. Além da hortelã ele tem alecrim, lavanda em destaque.

* Armani Code Sport: penso ser um dos perfumes com maior projeção e fixação, nesta lista. Gosto muito da força da linha Armani Code, e não é diferente com este. Cheiro fresco (também com gengibre) e efervescente (como o abrir de uma latinha estupidamente gelada).

* Bleu Chanel: mais um caso em que a publicidade estragou o perfume por conta da desnecessária expectativa criada. Falou-se demais e entregou-se de menos, mas é um gostoso e compartilhável Chanel, fresco, mentolado também com gengibre.

* Verdon, L`occitane: um aquático mentolado extremamente limpo, mas com um toque gustativo


Vocês observarão que o uso da Menta e da Hortelã é mais comum nos perfumes masculinos, mas há muito conversamos que essa classificação é meramente cultural e podemos, sim, usar perfumes sem tal prescrição. Amo e uso vários perfumes ditos masculinos, e tenho amigos que igualmente usam os femininos. Mas a dica principal é:


* em dias muito quentes refresce seu espírito, mente e corpo com perfumes mais frescos, principalmente os que levem, em sua composição 
menta e/ou hortelã.


Vocês usam este artíficio do perfume fresco / gelado para
 melhorar a sensação física e emocional no verão?

Fonte das pesquisas:

Abraços perfumados.

17 comentários :

  1. Pensei que eu era a única a sentir hortelã no Tommy Girl. Os outros eu não conheço ou não lembro.
    Leia também http://www.oleosessenciais.org/oleo-essencial-de-menta-piperita-ou-hortela-pimenta/

    Martina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Vou ler o link sugerido, obrigada Martina.

      Excluir
  2. Fiquei curiosíssima nesse Giallo Woman Benetton! Deve ser bem floral-doce, né? Vc poderia detalhá-lo melhor? Muito obrigado. :D
    Tatiana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, posso sim... fiz uma resenha bem detalhada do Giallo Woman. O link é este: http://villagebeaute.blogspot.com.br/2013/06/resenha-giallo-benetton-woman.html

      bj

      Excluir
  3. O ultraviolet masculino também tem uma menta deliciosa, quem tiver oportunidade de senti-lo fica a dica.
    Júlio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obriada, Júlio. Vou procurar conhecer esta fragrância.

      Excluir
  4. Dâmaris querida!
    parabéns pelo post, realmente há uma confusão entre hortelã e menta, a única certeza é a refrescância que este aroma proporciona. Já comentei que estou abusando do Acqua di Gioia neste verão, e o mais incrível é que ele não "adoça" nem "esquenta" em minha pele. Permanece com a sensação inicial e depois vai direto para a fragrância mais suave igual à do Acqua gi Giò (masculino), talvez por isso eu esteja A D O R A N D O!
    Beijos querida e nos vemos em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô aqui pensando com os meus botões que tua pele deve segurar mais os perfumes, então Thaís Helena. Para este verão precisamos deste frescor mesmo! bjoks

      Excluir
  5. Tenho o Verbena da L'occitane....tem algo igual ao sugerido por ti? E vou procurar esse da Benetton, fiquei curiosa no cheiro.

    Beijo
    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, o Sorbet é mais geladinho e tem o acréscimo da hortelã; parece ser menos verde tbém. Gostei mais dele do que o Verbena. O da Benetton tem ótimo custo benefício! bjs

      Excluir
  6. Diva, uau, que show de post! Super thanks! Conheço Gioia, Fougère do Boti, Ligth Clouds, o Blue do Antonio, Cool Water e Tommy Girl, e não são o que procuro. Sou doida pra cafungar o Florabotanica. Depois do seu post, preciso conhecer o Verbena Sorbet e o Bleu Chanel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha, Vanessíssima! :) Depois me conta o que vc achou do Florabotanica, Verbena SOrbet e Bleu. bj

      Excluir
  7. Dâmaris, faltou o L'Eau par Kenzo!!!! =D tb me interessei pelo Verbena Sorbet depois dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada pela dica, Julia! Não conheço este Kenzo ;) bjs

      Excluir
  8. Existe perfume só de menta? Eu só estou vendo menta com lavanda, menta com gengibre...
    Não tem menta, só de menta? Eu queria um perfume só de menta, em vez de uma mistura...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço perfume só com menta; se queres com 1 nota olfativa, quem sabe procurar por óleo essencial. Em casas de produtos naturais, aromaterapia, e farmácia homeopática muitas vendem - só o óleo (natural ou sintético).

      Excluir
  9. Amei o artigo! Sou calorenta e amo perfumes o ROMA da Laura Biagiotti tem hortelã e é o perfume da minha vida. Tem também o CEDRO da Mahogany ele é um masculino que qualquer mulher usaria, muito bom, aconselho experimentar. No mas eu uso sabonetes com menta/hortelã e a colônia sortiada para o dia.

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover