Cartas para Julieta


Neste fim de semana que passou fui para Verona.
Não, car@ leitor@, não atravessei os mares para inspirar ares italianos...de casa mesmo viajei através do filme "Cartas para Julieta", lançado em 2010 e ambientado nesta cidade conhecida como " A cidade dos namorados" pq nela o mestre Shakespeare fez viver a Julieta de Romeu. Em Verona há uma casa que pertenceu à família de Julieta e uma estátua com o seu perfil. Conta a lenda que quem tocar no busto esquerdo da estátua de bronze terá o seu amor correspondido; além disto, muitas mulheres lá deixam cartas e bilhetinhos contando sobre os seus amores e são orientadas, por cartas, pelas mulheres conhecidas como "as secretárias de Julieta". E é neste clima que o filme acontece.



Sinopse:

Sophie (Amanda Seyfried) é uma aspirante a escritora e juntamente com noivo Victor (Gael García Bernal), que sonha em ter seu próprio restaurante, viaja para a Itália. Em Verona, onde se passou a história de Romeu e Julieta, local perfeito para uma lua de mel antecipada, Sophie acaba percebendo que seu noivo está mais interessado nos fornecedores para seu restaurante do que nela. Na cidade, descobre uma antiga carta de amor e junta-se a um grupo de voluntárias que responde estas missivas amorosas. Para sua surpresa, a remetente Claire Smith (Vanessa Redgrave) ouve o conselho dado na resposta e vai procurar Lorenzo por quem se apaixonou na juventude. Mas existem muitos italianos com o mesmo nome e Sophie mostra interesse em ajudá-la na tarefa, desagradando o neto Charlie (Christopher Egan) que já tinha reprovado essa louca aventura da avó viúva.



Boa parte do filme acontece nas paisagens bucólicas da Cidade dos Namorados. Sophie e seu noivo vão conhecer esta cidade e por um acaso ela se depara com as moças deixando os bilhetes na casa de Julieta. Quando dá conta de si, está a responder uma das cartas que encontrou. Sua resposta move o coração de uma senhora que deixou o seu amor há 50 anos. A partir daí o filme torna-se a busca por alguém que foi verdadeiramente amado. Nesta busca, Sophie tem suas próprias escolhas postas em teste. No filme vi:
- uma menina paciente e doce, profissional competente e que presta a amizade como valor.
- um moço imaturo mas disposto a aprender com a vida;
- uma senhora que acredita no amor mesmo ao final da vida;
- e personagens de apoio com toques culturais italianos sempre a enriquecer a trama.


Penso que para aquelas pessoas que foram criadas sob a crença de que o amor entre um homem e uma mulher existe, este filme será bem recebido e acolhido. Um filme tão doce que faz-nos lembrar de quão gostoso é ver a vida com os olhos românticos. Gostei muito da forma como os personagens foram criados. Quem os estruturou assim fez com respeito. Ainda que haja diferença de opiniões não há, da parte dos personagens, ironia ou desprezo. O workaholic tem sua parte, o romântico, a sonhadora, enfim...todos cumprem o seu papel com integridade. O filme conseguiu provocar minhas emoções: emociono-me com a menina criada sem uma mãe; sorrio com o entusiamo do empreendedor; aliviada fico com a aprendizagem sobre o amor; na expectativa fico para que o final seja feliz.... e tudo isto sob a moldura das paisagens e músicas italianas, sempre tão atraentes.




Um filme doce e simples, gostoso de ver quando a mente pede calma sem muito pensar.

Vamos ao trailler do filme:



bjs
Dâmaris

3 comentários :

  1. esse filme é lindo demais *--*

    http://pamelanews1.blogspot.com/
    passa la? :)

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que quero ver esse filme. Desde que vi o trailer me encantei.
    E, depois desse seu post, vou ter que alugar ele esse fim de semana!
    Sou super romântica, mas ando meio cansada dessas histórias de amor sempre iguais. Acho que esse filme foge disso e por isso me interessei mais ainda.

    Obrigada pela dica!!

    Beijos,

    Paola
    http://prateleirademulher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Paola!

    depois me conta o que achaste!

    bjs

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover