RESENHA AMANDES ORIENTALES BY MONTALE

RESENHA DO PERFUME AMANDES ORIENTALES  / MONTALE
Frasco Montale
Quem contar um sonho que sonhou não conta tudo o que encontrou, contar um sonho é proibido, disse Madredeus. Por isso digo, em parte, que "encontro" em meus sonhos uma viagem pelo Oriente Médio. As fantasias que faço de lá têm um cheiro, que atende pelo nome Amandes Orientales, criado em 2000 por Pierre Montale, da marca Montale. Para ser usado por homens e mulheres.

Se fôssemos considerar apenas as notas divulgadas pensaríamos: será fácil de compreender e amar Amandes Orientales, afinal...muitas pessoas amam amêndoas com baunilha. Dior, Yves Saint Laurent, Joop! já nos presentearam com belíssimas amêndoas tostadas, cremosas, quentes. Mas nem francesa, americana ou alemã. Esqueçamos tudo o que já sentimos e que atende pelo nome amêndoa e baunilha, e vamos para um mercado árabe.


resenha perfume amandes orientales blog village beauté

Montagem Village Beauté a partir de Sakakah Dattes Market, Saudi Arabia e Fumo árabe


Por lá encontraremos frutas secas e in natura. Fumaça de fogo, fogões e fumos. Comerciantes cujos hábitos de higiene diferem dos nossos, temperos em profusão. Óleos, unguentos e emplastros que curam dores do corpo e da alma.

Amandes Orientales me transporta para esse lugares cheios de história. De início medicinal fez-me lembrar de xarope infantil, aqueles que tomávamos para crescermos fortes. Aos poucos as amêndoas aparecem sim, mas junto com damascos secos e aldeídos enfumaçados. Evolui para fumo, fumaça, amêndoas, suor, urina.
Enfrentar essa viagem olfativa foi difícil, mas em nome da descoberta e da experiência segui em frente. Constatei que após o caminhar por entre gentes e seus cheiros, Amandes Orientales reserva, ao fundo, uma baunilha intensa, a mais que já pude conhecer. Baunilha ainda com fumo (mas longe de se parecer com a do Tom Ford e a da L`occitane), mas com docilidade, muito terna, cremosa e adorável. Tal baunilha é presente Montale reservado apenas a quem enfrenta os embates culturais de um mercado árabe. Neste sentido, a propaganda da marca é perfeita, pois realmente nos transporta magicamente para outras terras com seus sabores e odores. Não fosse a etapa carnal/animálica/suja renderia meu afeto olfativo também a esse perfume.

De aspecto oleoso quando em contato com a pele, Amandes Orientales fixa muito mais além do que pude contar: creio que passa de 12 horas. Projeção intimista: você e quem lhe abraça o sentem.

Síntese da resenha:
* Projeção: o esperado para um Eau de Parfum
* Fixação: excelente
* Composição: a marca divulga apenas amêndoa e baunilha. Mas sinto ao menos 3 tipos de baunilha e ainda incenso, oud, civeta. 
* Evolução: excelente, multifacetada
* Vínculo proposta e efeito: excelente
Nota: 9,0


Para você: um perfume deve levar às últimas consequências o seu conceito? Até cheirar de maneira inusitada?

Obrigada à Carla Biscaglia pela amostra, que incrementou minhas experiências olfativas!

Abraços perfumados e ainda sob forte impacto deste perfume

4 comentários :

  1. Dâmaris querida!
    Estou aqui meio confusa ainda procurando compreender como é possível começar uma viagem pelo oriente a bordo do tapete mágico numa noite morna de lua cheia e baunilha exótica e de repente... não estou bem certa, mas urina?, foi isso mesmo que eu li? Aspectos desnecessários mesmo! Apesar de tudo atiçou minha curiosidade, rsrsrs! Um grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, minha querida Thaís Helena... até tentei encontrar o termo científico para a dita cuja, mas. Isso mesmo! :( :( Se não fosse essa parte ele ganharia 10*
      bjs

      Excluir
  2. Querida Dâmaris,

    Comecei a viajar com tua história perfumada...mas aos poucos fui sentindo "nojo", perdoe-me...apenas do perfume que eu falo. Esse nem quero conhecer, já não sinto nem vontade de cafungar ele...basta um perfume de VS que tenho que tem cheiro de fralda molhada de bebê com colônia fina, rsrs.
    Beijo com carinho
    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um perfume riquíssimo em termos de notas e proposta, mas essa "parte" da evolução me provocou nojinho tbém...rsrs :)

      Excluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover