OS PERFUMES IMPORTADOS MAIS VENDIDOS NO BRASIL - FEMININOS E MASCULINOS 2011/2012

Serviços de pesquisa atestam o que já sentimos em nossa própria pele, tamanha a nossa paixão: o consumo de perfumes cresce no Brasil e tal comportamento está sendo monitorado de perto por marcas de renome. Reportagem publicada no Jornal do Brasil traz alguns dados interessantes:
COMPRA DE PERFUMES IMPORTADOS NO BRASIL
Consumo de perfumes no Brasil.

* As vendas cresceram 18,4% em 2010
o volume de compras de perfume é muito maior do que o divulgado, pois acredito que estes dados não levam em conta as compras feitas em viagem (própria ou de amigos que trazem as encomendas).

* Os especialistas em perfumes no Brasil acreditam que é necessário identificar tendências regionais. Afirmaram, na reportagem, que no Nordeste as colônias (splash) dominam as vendas
há anos o Brasil investe mais em fragrâncias mais diluídas, com menor projeção e fixação creditando isso ao fato de o maior consumo vir do Nordeste. No entanto, outros Estados (e preferências olfativas) têm sido esquecidos. Aqui no Sul o corpo pede (e a apreciação artística segue junto, em muitos casos) fragrâncias mais intensas e com maior longevidade. Somos esquecidos na linha de produção das fragrâncias brasileiras.

* Dia das Mães e Dia dos Namorados são as datas comemorativas que mais aquecem as vendas
de fato o perfume é ainda um presente muito ligado à memória olfativa e afetiva. Compreensível ser uma bela opção para as datas comemorativas mais carinhosas.

* O acesso ao comércio eletrônico, as facilidades de pagamento e o uso do cartão de crédito favorecem a compra de perfumes.

* A globalização do mercado da perfumaria levou a uma massificação do consumo. 
Além disso tenho observado que perfumes com baixa vendagem no exterior ou não mais presentes na cartela de produção da marca, são lançados no Brasil na ânsia por esvaziarem os estoques.

* Apesar da concorrência internacional as marcas brasileiras pretendem investir mais "no apelo da natureza brasileira". 
Natura, Boticário e até L`occitane au Brèsil estão a fazer isso, mas precisam melhorar, em meu entendimento, na qualidade da construção do cheiro em si, composição e demais aspectos técnicos. Podemos agradar quanto ao conceito de natureza tropical, mas ainda perdemos 
quanto à arte em si mesma.

Fonte: Jornal do Brasil

FRASCOS DOS PERFUMES MAIS VENDIDOS PARA MULHERES E HOMENS

E os perfumes femininos importados mais vendidos no Brasil no biênio 2011/2012 foram
J`adore - Dior
Carolina Herrera - Carolina Herrera
Flower by Kenzo - Kenzo
Hypnose - Lancôme
Euphoria - Calvin Klein
Lady Million - Paco Rabanne
L eau d`Issey - Issey Miyake 
Ange ou Demon - Givenchy
212 sexy - Carolina Herrera
Dolce & Gabanna - Dolce & Gabbana 

Os perfumes masculinos importados mais vendidos no Brasil são:
Paco Rabanne pour homme - Paco Rabanne
Polo - Ralph Lauren
212 men - Carolina Herrera

Estes dados já nos são conhecidos e até previsíveis, pois sentimos todos os dias estes perfumes pelas cidades, assim como conversamos por aqui e em outros sites sobre o valor do perfume em nossa vida.

O curioso, no entanto, é que
- a dita regionalização das produções não chegou a todos os espaços e estilos olfativos. O que vemos é uma profusão de cheiros parecidos e muitos ainda com baixo desempenho.
- perfume é ainda artigo de higiene para essas reportagens....quando para nós ele transcende (em muito) a essa função.
- algumas marcas entendem estes "mais vendidos" como os "preferidos", os que mais gostamos....e isso não necessariamente representa prazer olfativo. Temo que isso vire "tendência" e venha a tolher a criatividade brasileira.
- o que consola é o seguinte: ao menos tem gente no Brasil monitorando o "mercado", quem sabe em algum tempo nossa produção esteja melhor? Espero que sim, temos potencial para isso.


3 comentários :

  1. Eu achava que era preconceito mas não conseguia me apaixonar por um perfume brasileiro, agora você me confortou, não sou eu, é o mercado que precisa melhorar.

    SABIA que o 212 estaria entre os mais vendidos.

    www.vaidosaetodaprosa.com.br

    ResponderExcluir
  2. Dessa lista, um que eu experimentei esses dias e achei ótimo é o Lady Million, achei a fixação incrível!
    Bjos,

    Luciana

    ResponderExcluir
  3. Amo suas resenhas,poderia falar mais dos produtos,colonias e perfumes Mahogany.
    Muito Obrigada.
    Fique C.Deus.
    Cris Oliveira

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover