POR QUE GOSTAMOS DE PERFUMES COM CHEIRO DE BAUNILHA?

Temos a incrível capacidade de aprender com as nossas experiências, e a dos outros. E tudo o que circunda acaba por ser memorizado junto com o fato marcante. Vinculamos o  cheiro, a cor, a estação, o sabor, as texturas ao momento vivido. E assim também é com o nosso olfato. Apesar de pouco falarmos sobre ele, está presente o tempo todo recebendo estímulos do mundo, das coisas e das pessoas com quem convivemos. E o cheiro, "irmão da respiração", vai diretinho compôr as memórias de cada uma das milhares das nossas experiências de vida. Sendo assim, por que gostamos tanto de perfumes que têm cheiro de baunilha? Por que há tanto perfume com a nota baunilha?

Imagine que durante a sua infância suas avós, tias e mãe mimaram você com biscoitinhos, bolos, pudins, bebidas achocolatadas que tinham cheiros cremosos, apetitosos e, adivinhem: abaunilhados.
Fonte: Arielle Schblom. Sobremesa de frutas vermelhas com baunilha.


FOTO DE BEBIDA COM BAUNILHA.
Fonte: autor desconhecido. Extrato de baunilha
Em meio aos sorrisos, abraços e a imensa sensação feliz de ser amado seu cérebro guardou para sempre aqueles sabores e odores. Usada na culinária para intensificar o sabor de alimentos e até para aromatizar bebidas, a baunilha tem cheiro que convida a todos para vir à mesa. Baunilha atrai. Baunilha convida. Baunilha vicia.

Esses vínculos inconscientes que a baunilha estabelece com experiências confortáveis faz com que nos sintamos até mais calmos quando a cheiramos. Estudos publicados pela Universidade de Tübingen, na Alemanha, indicam que esse aroma tão cremoso e doce reduz a ansiedade.
A BAUNILHA NOS PERFUMES = POR QUE GOSTAMOS
Fonte Jen Jensen . Bolinho de baunilha.

Da comida para os cremes e fragrâncias passaram-se séculos, mas cá no Ocidente, desde o início da década de 90, jorram sobre nós perfumes que têm nesse extrato da orquídea seu principal componente.


Temos perfumes com temperos e baunilha, frutas e baunilha, flores e baunilha. E por ela esses perfumes atraem, pois ao sentirmos o seu cheiro, evidente ou não, ele dialoga com as nossas mais íntimas e deliciosas memórias. É o cheiro da infância.  É o cheiro de coisa gostosa. 

A baunilha habita os mesmos esconderijos da alma por onde estão o nosso ser criança, ser feliz, se sentir amado, desejado e acarinhado.



Quem não quer reviver tudo isso?



Ah, todos nós e assim usamos os perfumes com baunilha...num ritual inconsciente de embelezamos a nossa pele com esse cheiro que nos faz lembrar que alguém nos ama e nos quer. E por mais uma leitora que enriqueceu o post, vejam no comentário o que mais esse cheiro nos faz lembrar....


Como ficar emocionalmente impassível diante de um perfume que tenha,
de maneira explícita
ou
misteriosa,

o cheiro cremoso, macio e levemente aquecido da baunilha?

Essa é parte da minha hipótese ... e você: como entende esse profundo uso e apreço por tal essência? Abraços abaunilhados.

Veja também:

* A coleção de perfumes com baunilha da Lilian Grasiele
* Os melhores perfumes com baunilha, segundo Carolinne
* Todos os perfumes com baunilha já resenhados aqui no Village Beauté

17 comentários :

  1. Oi. Adoro seus posts. Acho incríveis. Só gostaria de acrescetar teu texto. Se me permitir.
    Mas como mãe eu descobri q a baunilha é tão bem aceita por nos em alimentos e até em perfumes,porque é na natureza o aroma que mais se assemelha ao leite materno. Obrigada pelas belas resenhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida anônima,

      digo sempre que os comentários de vocês enriquecem os posts. Aprendo muito sempre! Por favor fique sempre à vontade para incrementar, sugerir, contribuir, enfim. Ouvi, há tempos atrás, essa questão do leite materno ter cheiro abaunilhado. Até procurei pesquisas sobre isso, mas não encontrei (talvez devesse ter procurado ainda mais). Lembro-me de sentir um cheiro doce e levemente gorduroso. Atualizei o post convidando leitoras e leitores a lerem o seu comentário.

      Eu que agradeço seu carinho da leitura.

      Excluir
  2. Dâmaris, na sua opinião quais são os melhores perfumes com notas de baunilha? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabela,

      estou aqui juntando todos os perfumes que conheço e que sejam abaunilhados para fazer o próximo post. Temos muitas opções na indústria dos perfumes, inclusive marcas especializadas só em perfumes com baunilha. Já já sai do forno e publico aqui para vc, sim? bj

      Excluir
  3. Dâmaris, as vezes nem sei bem como comentar. Minha vontade e aplaudir. Bjo, Luciana

    ResponderExcluir
  4. Dâmaris, parabéns pelo texto.
    Sabe? Sempre pensei nessa nossa atração pelos aromas como associações olfativo-emocionais. Também me surpreendi positivamente com a informação no comentário da anônima sobre a baunilha lembrar o leite materno, muito interessante.
    Aproveitando o assunto do aroma de baunilha: não sei se sou eu, mas não consigo encontrar um perfume de baunilha. Antigamente a L'Occitane tinha um maravilhoso que foi descontinuado... :**( e este foi o único que eu me senti confortável ao usar. O Vanilla Lace da Victoria Secret é delicioso, mas depois de um certo tempo eu corro para tira-lo, me deixa enjoada... Sugestões?
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís Helena

      como é bom ter a participação de gente que sabe nos comentários....como amplia o post, concordas? Assim como para você, os perfumes, em minha compreensão, exercem fascínio justamente por essa associação emocional com fatos marcantes da vida.

      Sabes que tenho um frasco vazio aqui em casa desse perfuminho da L`occitane? Era da minha irmã e ela me deu só para eu sentir o cheiro e, quem sabe um dia, encontrar algo parecido com ele ! :) Tenho sugestões sim.... é o próximo post. Tô aqui juntando fotos para escrever as minhas impressões. bj, querida.

      Excluir
  5. Infelizmente, não fui mimada com guloseimas caseiras quando criança, então essa memória olfativa/gustativa não me representa. rs Fui criada na base da lei do mínimo esforço, com porcarias industrializadas mesmo. Eu, particularmente, gosto de baunilha porque sou meeeega fã de doces (de todos eles). Se deixar, como brigadeiro no café da manhã (aliás, já comi muito, mesmo depois de véia, abapha rs). Eu sou exceção. Mas adorei o texto, lindona.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto, faz com que tenhamos boas lembranças!!!
    Mas baunilha me enjoa ;XXX Será que sou a única?!
    hhahaha


    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      existem muitas fragrâncias abaunilhadas, talvez não encontraste a tua ainda. Comigo ocorre algo parecido. Amo chocolate, mas tem alguns cremes por aí que dizem ser de chocolate, mas que me provocam náuseas. Muitos se chamam "baunilha", mas poucos são de qualidade, mesmo. bjs

      Excluir
  7. Mulher... nunca tinha parado para associar a baunilha à minha infância, mas é verdade. Amo fragrâncias abaunilhadas como amo chocolate, doce, pudim... =)

    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. um ganho adicional ao usarmos perfumes abaunilhados: eles saciam a fome de doce, Gi! :) acontece isso contigo tbém? Desculpe a demora em te responder. bjoks

      Excluir
  8. Eu sempre digo que devo ter sido uma baunilha em outra vida.
    Existe um perfume que é o meu sonho de consumo: Tobacco Vanille. Pena que custa uma fortuna. Mas tem o melhor cheiro do mundo.

    Obrigada pelo post. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, desculpe a demora imensa em comentar ... o TV está no topo da minha lista. Como é caro o danadinho! Por enquanto vou me contentando com este da L`occitane que lembra um pouco: http://villagebeaute.blogspot.com.br/2013/09/resenha-comparativa-perfume-tom-ford.html bjs

      Excluir
  9. Poxa, Dâmaris, estava relembrando a minha infância, e constatei que, muito mais familiar e constante que o aroma de baunilha, foi o aroma das flores que coloriu meus dias. Minha mãe cultivava lindos jardins, com diversos tipos de flores, em meio das quais eu brincava sozinha com muita frequência. Talvez seja essa a razão de eu amar os perfumes florais! Obrigada por provocar lembranças tão felizes! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredito firmemente que sim, Andreia... encontras e revives nos florais aquilo que tua memória guarda a sete chaves. bjs

      Excluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover