Perfume dos lírios - LILY ESSENCE O BOTICÁRIO RESENHA

Querid@s,

escrevo sobre o que experimento e gosto; e a arte da perfumaria é uma das expressões criativas que admiro. No primeiro post deste blog expliquei um pouquinho sobre este meu encantamento com o mundo das fragrâncias. Pouco a pouco postarei fotos, filmes e impressões acerca dos perfumes que tive o prazer de conhecer. Hoje é sobre um perfume nacional. 

Uma das marcas de cosméticos mais conhecidas no Brasil, O Boticário, lançou já faz alguns anos o perfume Lily Essence, um Eau de Parfum que carrega consigo uma bela história de criação e está engarrafado numa embalagem que agrada ao olhar. A marca diz ter resgatado uma técnica tradicional, a enfleurage, para criar Lily Essence.


  • A enfleurage, técnica antiquíssima, usada já desde o antigo Egito, consiste em absorver o óleo das flores por meio de uma placa de vidro com gordura. Nesta placa coloca-se um solvente que segura o óleo que as flores gradativamente soltam. As flores vão sendo substituídas por novas até que naquela capa de gordura haja a concentração necessária do óleo floral. Tão logo tenha óleo suficiente, a gordura é filtrada, destilada e o resultado final é um óleo concentrado com a fragrância da flor. Este óleo, por sua vez, é misturado ao álcool e novamente destilado. Tem-se a matéria prima que originará o perfume...Lily Essence: essência dos lírios.



 
Em parceria com pesquisadores da UNICAMP, O Boticário desenvolveu uma técnica de enfleurage que não usou gordura animal, apenas gordura vegetal para extração do óleo de lírios Stargazer. Contratou 2 perfumistas conhecidos internacionalmente (Verônica Casanova e Yves Cassar) a fim de que desenvolvessem a fragrância. Os narizes escolheram o lírio Stargazer depois de terem conhecido a região de Holambra, em São Paulo. Igualmente interessante é o fato de a empresa ter decidido assumir este lírio desde o seu plantio até o processo de extração dos óleos de suas pétalas, a fim de garantir a qualidade requerida para a produção dos elementos essenciais ao perfume. 

Lily Essence pertence à Família Olfativa: Floral Bouquet

Tem como notas:

* Saída: Mandarina, Pêra, Pêssego, Damasco e Pimenta Rosa.

* Corpo: Osmanthus, Gardênia, Jasmim, Rosa, Violeta, Lírio, Íris e Narciso.

* Fundo: Sândalo, Musgo, Musk, Vanilla, Patchouli, Vetiver e Âmbar.
         
A linha é composta por:
Eau de Parfum
Desodorante aerosol
Óleo perfumado
Sabonete líquido
Sabonete em barra
Creme acetinado corporal
Fonte: imagens O Boticário sobre foto de lírio Dâmaris.


Conheci Lily Essence em seu lançamento e confesso que não foi paixão olfativa à primeira inspirada, mas sim admiração pela história de sua criação. As produções brasileiras na área da perfumaria estavam me desapontando, pois percebia uma certa despreocupação por fazer algo novo, e diferente com a assinatura brasileira. Percebia sempre uma "inspiração" em ares europeus ou americanos (certos perfumes do Boticário e outras marcas brasileiras trilham  o mesmo caminho olfativo de alguns importados) . Quando percebi que estava diante de algo novo, para o qual houve uma dedicação, pesquisa e cuidado com os componentes - passei a respeitar o produto. Cada vez que ia a uma loja O Boticário experimentava-o;  e assim, de visita em visita fui conhecendo este perfume e a paixão nasceu. Ganhei o óleo, depois comprei o perfume e posso garantir que estamos diante de uma fragrância que se faz admirável e com alta fixação.

Sugiro uso comedido pois ele garante que você seja notada em seu ambiente....você chega, você sai e ele continua anunciando a sua presença. Ele pede uso em temperaturas mais amenas e por ser um floral clássico, uso-o em ocasiões mais formais e festivas. Uma noite fria, um encontro, vestido, acessórios delicados, feminilidade...me parecem ser sinônimos desta fragrância. Confesso não perceber todas as notas que o Boticário diz que ele tem....mas o acorde feminino de um bouquet de flores brancas temperadas com pimenta e ao final algo terroso (sândalo e patchouli) e amargo consigo sentir. 

Lírio intenso, gardênia com rosas e rico patchouli com sândalo. Ele pode ser percebido como um perfume caro, se compararmos ao preço dos importados (se comprados no exterior), mas temos algumas opções interessantes: usar o óleo, desodorante ou até mesmo o creme hidratante....cada um destes produtos perfuma muito.

Minhas impressões:

- o óleo dele (que já usei) até dispensa o uso do perfume. Perde em evolução, mas não em fixação (e de quebra ganhas a hidratação). O desodorante tem um teor alcoólico mais elevado, mas seria como um splash do EDP, com a mesma fragrância. Os sabonetes não conheço, e o creme acetinado dá um efeito muito bonito sobre a pele (principalmente se estiver bronzeada), e o Eau de Parfum : que tem uma saída doce de frutas amarelas com um toque ardido de pimenta delicioso. Não dura muito tempo esta inusitada explosão, em questão de 20 a 30 minutos flores brancas e lírio invadem o teu olfato e permanecem por horas assim envolventes. Sim, é um perfume que permanece no ambiente, envolve, afirma a tua presença. Depois de horas ele acalma ainda mais ficando, em minh pele, lírio e âmbar, com algo verde-terroso lá no fundo. Fixação 10 horas, se não for mais.



Vamos ao filme publicitário:




Abraços perfumados

34 comentários :

  1. Nossa, aprece ser uma delícia mesmo!! Mas sabe o que eu acho? Os perfumes do boticário não duram na minha pele, eu passo e logo depois o cheiro já sumiu... já ouvi outras pessoas dizendo o mesmo tb!

    Beijinhos!!

    http://mmansur.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Mariana!
    a maioria dos perfumes do Boticário não são Eau de Parfum (EDP), e o que isto significa? que são colônias com baixa concentração das essências, então...a fixação será fraca realmente. O Lily essence já foi concebido com outra proposta, e é um dos primeiros Eau de Parfum do Boticário. Além da concentração de essência, precisamos observar também os componentes do perfume. Perfumes ambarados em geral fixam bem. E, por último, pessoas com pele seca tendem a relatar dificuldade em sentir o perfume em sua pele depois de um tempo, dizem que o perfume evapora muito rápido.

    Depois me conte o que achaste do Lily....como ele é forte, floral apimentado e diferente, não agrada a todos...vá com a expectativa de conhecer! ;)

    bjs

    ResponderExcluir
  3. ADOREI a aula sobre perfume...amo não sou louca por uma fragancia...não vivo sem um cheirinho bom!!

    beijos
    fernanda

    ResponderExcluir
  4. Olá, Dâmaris,
    obrigada pela visita e comentário lá no Criações em família & cia.. Vi que vou abrir mais uma categoria de blogs que sigo! Gostei desse teu hobby. E somos colegas professoras - legal! Trabalho muito próxima de várias psicólogas professoras. Perfumes do boticário - é quase só o que uso! Abs.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marion,

    pois farei o mesmo por aqui! gostei do teu blog...e temos muito a conversar, então! vários interesses em comum.

    abraços
    Dâmaris

    ResponderExcluir
  6. Gosto dos perfumes da boticário mas tenho o mesmo problema de fixação da Marina.



    www.investigandoamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Dadis!

    Querida, confesso que não gostei da fragrância do Lily ao primeiro "cheirinho" e nunca mais quis experimenta-lo...em compensação o óleo...experimentei o óleo quando fui em Curitiba...Nossa! Hidratação nota mil, cheirinho de banho recém tomado nota mil e de "prêmio", roupas, lençois, toalhas usadas por mim TODAS com cheirinho inesquecível!
    PORÉM só gosto de usar o óleo no banho e no inverno...acho a fragrância muito quente e "escandalosa", oleosa pro verão.

    Bjks com cheirinho do "cangote" de minhas princesas! rs

    Pri

    ResponderExcluir
  8. Dâmaris!
    Amo esse perfume! Acredita que foi o que escolhi pra usar no dia do meu casamento?! Ele tinah cabado de ser lançado na época... nunca me esquecerei desse cheirinho!
    Bjos,
    Débora

    ResponderExcluir
  9. Oi, Dâmaris,
    te citei num
    post
    Dá uma olhadinha lá no Criações em família & cia. . Espero que gostes! Abs.

    ResponderExcluir
  10. Querida PRI!

    adorei o cheirinho de cangote das princesas...saudades ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Débora....este perfume tem cheiro de festa, então.... O perfume do meu casamento sempre tenho por perto; acabando o frasco compro outro para dar uma cheiradinha de vez em qdo. Como é gostoso termos lembancas boas, não é? obrigada, querida pela visita.
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Marion....seria tão bom se todos tivessem fixação excelente! o Boticário tem algumas fragrâncias bem interessantes! agora é só investir um pouquinho mais neste aspecto da durabilidade. bjoks

    ResponderExcluir
  13. Não gosto muito de lírios, ele dá muito pólen, ataca a rinite, hehehe. A flor é linda, mas o cheiro não é um dos meus preferidos. E perfume do Boticário me dá uma certa dor de cabeça, nem me arrisco a comprar. Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Amei as descrições que você faz dos perfumes. Vi seu blog em uma comunidade de perfumes importados. Entrei e achei um blog diferente. Sabe...Com aquela pitada pessoal. Comentários bacanas sobre um assunto que eu adoroooo! Perfumes! Já estou te seguindo.

    Tenho um blog bebe...rsrs! Fiz há pouco tempo. Se quiseres dar uma passadinha por lá:
    http://compartilhandosentidos.blogspot.com/

    Bjocas e eutimia.

    ResponderExcluir
  15. Amo esse perfume!!!O creme também é maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  16. Comprei de presente de aniversário para mim.
    Adorei....
    Você asperge a fragância na pele e se sente envolvida...como um abraço apaixonado....
    é magico!
    Usei e recomendo.

    ResponderExcluir
  17. Nas primeiras notas achei o eestilo parcido com o da
    Red Door Feminino Eau de Toilette,Elisabeth Arden Porém na evulução ficam fragamciis bem distintas. Ha ambos tem nota de violeta e lirio! ***Jéssica***

    ResponderExcluir
  18. Noossa vc escreve muito bem sobre perfume! Adorei a resenha. Vc o que vc acha da projeção desse perfume? E a fixação? bjs

    ResponderExcluir
  19. Oi tudo bom, eu estava super louca para comprar o perfume Lilly e agora que o boticário ele está em promoção eu comprei, mas eu acabei de ver uma resenha, falando que o Lilly tem nota de almíscar já na sua descrição não vi, o almíscar pode ser um ingrediente de origem vegetal ou animal (quando se mata o animal para extrair o almíscar), por acaso vc sabe se tem mesmo o almíscar e se é de origem anima?

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, não sinto almíscar no Lily Essence; sobre as essências de origem animal - elas são proibidas. A indústria tem investido alto na pesquisa e desenvolvimento de componentes sintéticos justamente para a preservação da fauna e da flora.

      Excluir
  20. Qual perfume importado é parecido com o Lily uso ele a anos e acho ele ótimo o LVEB da Lâncome tem alguma coisa a ver ou não, me ajude se possível.

    ResponderExcluir
  21. Amo! Atualmente é meu perfume favorito. Adoro toda a linha, do sabonete ao edp. Em minha pele fica maravilhoso, indescritível, adocicado, quente, amadeirado, especiado. É assim que o sinto e todas as vezes em que me produzo um pouco mais para ir a algum lugar especial, é dele que lanço mão. Cheirando-o na fita olfativa eu jamais imaginaria a perfeição que ele ficaria em minha pele, mas as meninas das duas lojas do Boticário aqui de minha cidade são inigualáveis e sempre me dão muita atenção e me enchem de amostras! Ainda bem, pois somente pela fita olfativa eu jamais compraria o Lily e perderia a chance de encontrar um perfume que me veste como uma segunda pele.

    ResponderExcluir
  22. Amo esse perfume, ele é muito sexy! ♥

    ResponderExcluir
  23. Amo esse cheiro do lily, maravilhosa fragrancia, amo por conter pactchouli.Mas nao compro mais. Ele esta mais do que popular em minha cidade muitas pessoas usando. Assim nao da! Nao quero exclusividade! Esta muito comum. O boticario deveria lançar outro perfume com o pactchouli. Diferenciar do lily. As colonias nao compro porque sai rapido o cheiro.

    ResponderExcluir
  24. Acabei de receber o meu, comprei com uma amiga que é revendedora O Boticário,estou encantada com o cheiro, comprei de presente pra mim recebi antes do dia 08 mas tá valendo, bjs.

    ResponderExcluir
  25. Esse Lily da embalagem quadrada é o mesmo que o da nova embalagem vintage?

    ResponderExcluir
  26. Tive uma decepção sem tamanho com esse perfume. Em cerca de duas semanas após tê-lo ganhado de presente da minha mãe, ele simplesmente evaporou metade do seu conteúdo... e eu tinha usado apenas duas vezes, ficava em local protegido e dentro da caixa, mas quando fui usar o perfume pela terceira vez observei que ele estava pela metade. Sem exagero, isso aconteceu de verdade comigo!! Não sei se foi um defeito no lote... Na época pensei em reclamar na loja, reclamar com a marca, mas como eu iria provar que eu não tinha feito uso daquele conteúdo e sim que ele tinha evaporado?? Acabei deixando pra lá... Mas fiquei com tanta birra que nunca mais usei esse perfume. Ficou lá guardado e rapidamente foi evaporando até acabar de vez.
    Obs.: na minha pele, senti ele com forte toque amadeirado, como pode uma coisa dessas... tem lógica isso?

    ResponderExcluir
  27. Amo o Lily, sou apaixonada por sua fragância!Me sinto poderosa com ele!

    ResponderExcluir
  28. Olá. . Acho esse perfume uma delícia um dos melhores do boticário .. e gostaria de saber em quem se inspiraram,para escolha do nome "lily"
    Obrigada

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Passei pra dizer que sou apaixonada pelo seu blog! Passo horas e horas aqui lendo suas resenhas. Antes de comprar um perfume que ainda não conheço, passo por aqui para ver sua opinião a respeito e só então compro rsrs...
    Eu uso o Lily desde 2013, sou apaixonada por ele, mas acho que acostumei com o cheiro. Simplesmente não sinto mais. Acho que chegou a hora de abandoná-lo pelo menos por um tempo. Também achei que com a mudança do frasco, o cheiro também mudou um pouco, gostava mais dele quando o frasco era quadrado, além de ser bem mais chic e clássico. O creme acetinado é realmente maravilhoso, deixa a pele super macia, com a sensação de estar vestida de seda. Mas não acho o cheiro parecido com o EDP.

    ResponderExcluir
  30. Comprei o meu há uns 08 dias e tenho usado diariamente. Tem ótima fixação por ser um perfume mesmo e não uma colônia. Estou amando... me sinto maravilhosa usando o "Lily".

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Acompanhe também o instagram:
https://www.instagram.com/villagebeaute/ e o
facebook: https://www.facebook.com/villagebeaute

Pin It button on image hover