Não poderia deixar de brincar com o tema e o título deste post. Render-se a esta arte milenar.
Já há alguns anos, Valentino, Stella Mccartney e outros iniciaram o movimento de expôr a lingerie. Como asssim? é isto mesmo, trazer para as roupas de festa, e do cotidiano, elementos das roupas íntimas. Mas este detalhe não ficava reservado à underwear sempre não....historiadores de moda contam os detalhes.
Desenhos variados entrelaçados por fios dão um toque romântico às roupas femininas há séculos. Seja nas roupas da realeza européia, ou nas lingeries do mundo inteiro, as rendas encantam com o seu jogo sempre delicado de esconder e mostrar.
Existem diversos tipos de renda: a de bilros, a de agulha (incluindo aqui o crochê). Florianópolis, inclusive, tem a Avenida das Rendeiras, que leva este nome por lá abrigar artesãs que ainda dominam a arte da renda de bilro. Herdaram de suas avós e mães portuguesas, mas queixam-se (como Dona Norma, que entrevistei há alguns anos) de que as novas gerações não querem aprender a arte.
Detalhe da paisagem da Lagoa, cenário onde trabalham as rendeiras.
Dona Norma Barcelos, rendeira de Florianópolis, em sua arte.
Uma curiosidade:
"Nos séculos XVIII e XIX, os centros de produção de rendas de bilros eram Chantilly e Valencienses, cada um com desenhos próprios. Alençon, Argentan e Veneza são centros associados à renda de agulha. De início, o uso das rendas restringia-se aos mantos do clero e da realeza, geralmente sob a forma de passamanaria dourada ou prateada. Nos séculos XVII e XVIII, a renda já era usada em adornos de cabeça, babados, aventais e enfeites de vestidos. No início do século XIX, era muito empregada em vestidos; vestidos de chá; véus; casaquinhos; luvas; e os adornos de guarda-sóis e regalos,bertas, fichus, lenços e xales também foram feitos de renda." http://www.fashionbubbles.com
Nos séculos XIX e XX a renda caiu em desuso (apresentando o seu glamour apenas nos vestidos de noiva e debutantes) e escondeu-se na noite, nas roupas para dormir. No entanto, na primeira década do séc XXI vemos ano a ano um ressurgir das rendas. É o chamado movimento “a exposição da lingerie”, quando regatas, saias, vestidos, camisas ganham o toque romântico das rendas nos detalhes ou em seu todo. E assim marcas diversas, das mais sofisticadas, caras até as mais acessíveis, rendendo homenagens a este ofício (artesanal ou já produzido pelas máquinas) em todo tipo de vestimenta e até......adornos como calçados, bolsas, colares, enfim.
Olhem alguns modelos de 2008
Fonte: colagem Village Beauté a partir de imagens da revista Vogue. Coleção Valentino já de 2008.
(Click na imagem para ampliar)
e La Perla na coleção 2010-2011:
E mais uma vez Valentino....2010-2011
Fonte: Vogue. Coleção Valentino 2010-11
Vemos ainda a renda colorida: (que não gosto muito)
Fonte: Vogue. Dolce & Gabbana.
Fonte: Vogue. Elie Saab.
E ainda nos calçados, perfumes, bolsas e maquiagens. O retorno da renda está, portanto, grandioso, para onde se olha: lá está ela, ano após ano.
Fonte: Loboutin.
Fonte: Valentino.
Fonte: Valentino
Ano após ano coleções diversas adornam seus produtos com a renda....depois desta movimentação só me resta a pensar que a renda não voltará a esconder-se na noite, mas permanecerá em nosso cotidiano por um bom tempo, vocês concordam?
Particulamente gostaria muito que isto acontecesse...
gosto do toque romântico e feminino que ela proporciona.
Eu estou achando muito legal essa tendência! Acho a renda muito delicada! Principalmente renda preta! Chiquérrima!
ResponderExcluirOi Dâ. Adoro rendas! Adoro! Minha mãe tinha um vestido (com capa) de renda cinza e forro em rosa pastel que era meu sonho de consumo quando criança. Eu vestia a capa escondida para brincar de rainha... ai que saudades! Beijocas da elisabeth
ResponderExcluirEu tbém, Chris....tem cada modelo lindo de vestido preto com renda! :o
ResponderExcluirbjoks
Oi Querida, obrigada pelos elogios!! E já já vão sair mais peças com rendas, q são lindas e delicadas mesmo!! Vou te seguir ;) Bjos
ResponderExcluirOi Ms. Siebert! me avise qdo sair mais peça com rendas...vou te seguir tbém.
ResponderExcluirbjs
Beth...cinza com rosa: linda combinação! as rendas tem este poder de deixar-nos mais delicadas (princesas) mesmo. ;) bjoks
ResponderExcluirOi! Obrigada pelo comentário lá no blog ;-)
ResponderExcluirSobre rendas, eu adoro! Tenho um sutiã de renda roxa que gosto de deixar aparecendo um pouco.
Beijo,
Yasmine