PERFUME E O SEU NARIZ - BOM SABER

O "Bom saber" deste sábado vem com uma animação do Hospital Israelita Albert Einstein. Ela conta em poucos minutos como o nosso olfato funciona. Algumas curiosidades poderão até provocar surpresa em algumas pessoas:




1 das muitas curiosidades que podemos ver no vídeo:
* quando dizemos a frase Perfume faz parte de nossa história, da minha vida e outras do gênero, não é apenas um atestado de apaixonamento pela arte. Não. É uma afirmação que tem implicações físicas, inclusive.

Fonte
Assista ao vídeo e descubra (também) que:


quando você sente o seu perfume, ele entra em seu nariz pelo ar que você aspirou. Veja os caminhos que seu perfuminho percorre dentro de seu corpo! 

Você sabia dessa relação biopsicológica tão íntima que temos com os cheiros?
O que mais o vídeo falou que chamou a sua atenção?

Abraços perfumados neste fim de semana.  Malú, te dedico este post.

Veja também:

10 comentários :

  1. M-O-R-E-N-A!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tu és um encanto em pessoa, além de cheirosa, meiga, carinhosa, sensível e educada!!!!! Lembrou-se de mim????? Que grande honra!!!!!!!! Amei, amei e amei o vídeo, levou-me a lembranças doces, felizes, alegres e contentes....tu não imagina o quanto!!!!

    Eu estava o tempo todo com um grande sorriso nos lábios. FANTÁSTICO!!!! Bolo, bolinhos de chuva e tudo o mais.....que grande " BOM SABER" , que grande aula (só não gostei de saber que depois de velhinhos os cheiros se perdem, rsrs). Apesar que tô bem novinha, kkkkk, chegando na casa dos 44 anos, mas me sentindo agora vendo esse vídeo (de pés descalços, correndo na rua em que brincava, dos cheiros gostosos que saiam das casas, da alegria de ser criança), eu posso não posso voltar um pouquinho no tempo???? É tão bom! É ver que tuas raízes são belas, são fortes, são o alicerce de nossa alma = Família, o dom precioso que DEUS nos deu! Temos que cultivar e regar todos os dias.....com bolinhos de chuva e cheiros bons (se puder acrescentar nossa coleção perfumada, melhor ainda), rsrs.

    Um beijo querida Dâmaris, tu encheu meu Sábado de alegria, contentamente e felicidade, além de que hoje à tardezinha estarei comemorando 06 aninhos de minha Netinha Postiça, rsrs. Ela me chama com todo o amor de vovó Malú....linda, linda, linda!

    Que tu tenhas hoje tudo em dobro de felicidade que me proporcionastes, tu merece minha Morena Perfumada.

    Beijo, abraço e afago super, hiper e mega carinhoso e obrigada mais uma vez por se lembrar de mim.

    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por tua atenção e carinho imensos - manterei o "Bom saber", viu? Dedicado a ti, lôra. Pesquisas indicam que brasileiros estão muito próximos de serem os maiores consumidores de perfumes no mundo; será que todos têm consciência do qto os aromas/cheiros/fragrâncias têm poder sobre as demais habilidades cognitivas e emocionais? Fantástico, não é?

      Menina, não te preocupes, pois exercitgamos bastante nossa percepção olfativa. A idade é uma referência espontânea, mas sabemos que se bem estimulado nosso cérebro vai longe!! Feliz domingo, querida, junto aos teus amadinhos. bjs

      Excluir
  2. Muito bacana, Dâmaris! O vídeo, uma gracinha, me fêz lembrar de dois cheiros, dentre vários, que marcaram minha infância: o açúcar queimado dos pudins que minha avó fazia diariamente, pois meu querido avô era dono de lanchonete...e do cheiro da Dama da noite, que minha avó, e minha mãe, cultivavam no jardim, onde à noite eu e meus coleguinhas brincávamos na rua (naquela época era permitido...).
    Como a Malú bem frisou: família é nosso bem maior, nosso verdadeiro tesouro, emoldurado pelas lembranças olfativas. Bjos a vocês, boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, Ubiratan! Feliz domingo e semana a vc e aos seus amados. bjs

      Excluir
  3. Olá Dâmaris, tudo bem? Queria saber na sua opinião, se a Deo Colônia Glamour Secrets Black, de O Boticário, pode também ser usada por homens. Gosto muito de perfumes adocicados e tals e ele é bem docinho, não é?! Peço sua opinião. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      O Glamour SB é docinho e gourmand. Tem cheiro de bolo :) Desculpe a demora em te responder.

      Excluir
  4. Dâmaris querida!
    adorei o vídeo, e achei encantadora a dedicatória a Malu!
    esta associação do olfato com nossas lembranças passadas resultaria em muitas teorias, tenho eu as minhas mirabolantes aqui, e sem dúvida que são um importante elemento da personalidade humana, da nossa psiquê, cuja origem indissociável está nos laços de família.
    sinto-me feliz em compartilhar ideias afins e aqui é um lugar especial para isto!
    beijos e uma linda semana a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, querida, me atrapalhei com os comentários. Desculpe o imenso atraso. :(

      Gostaria de conhecer tua teoria sobre olfato e memória ... bjs

      Excluir
  5. Muito bom Dâmaris! Vídeo interessante, de fácil entendimento!

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover