O PERFUME POISON DA DIOR - HISTÓRIA E CURIOSIDADES

A família de Perfumes POISON da Dior faz história há quase 30 anos; cada um teu o seu próprio estilo. O que os une, além do sobrenome, é a polêmica. Cada qual tem sua própria dose de poder. Hoje iniciaremos uma série de posts sobre as loucuras perfumadas da Dior.
Por quase 40 anos a Dior viveu sob os holofotes do perfume Miss Dior, hoje chamado, Miss Dior Original. Em meados dos anos 80, a maison decidiu que era hora de romper com o passado, revitalizar sua imagem e se relacionar com o público mais jovem e moderno. A estratégia seria fazer esse ajuste de imagem através de um novo perfume e sua publicidade. Após 3 anos de criação e investimento na casa dos bilhões de dólares, lançou o perfume Poison em 1985. Era caro, provocante e feito para a juventude da época. 
PROPAGANDA VINTAGE DE PERFUMES
Um perfume para romper com a tradição - POISON, um balzaquiano de primeira grandeza. 

POISON EAU DE TOILETTE DIOR
Perfume Poison é a minha poção - Poison 
O nome, segundo Maurice Roger, diretor de fragrâncias Dior,  foi estrategicamente pensado para "ser atraente e fazer a diferença". Até então os perfumes Dior faziam sempre o estilo lady like. Ao apresentar um "veneno" em uma garrafa de cores escuras, com fotos que fugiam do padrão - Dior causou comoção. O trabalho fotográfico lidava com símbolos dignos de suspense e mistério. Perfume como poção, perfume como segredo, perfume como fonte de força.

E o que aquela garrafa redonda, com variações de cor ametista, guardava em si? Criado pelo perfumista Edouard Flechier, Poison foi apresentado como sendo um cocktail inebriante com notas olfativas como flor de laranjeira, mel, canela, coentro, pimenta, ameixa, pau-rosa, rosa, tuberosa, frutos silvestres, esteva labdanum, cravo, jasmim, cedro sândalo, vetiver, musk, baunilha, heliotrópio e opopanax. 
O perfume rebelde tornou-se um ícone e fincou seu nome na História da Perfumaria e faz enrubescer ainda hoje os perfumes da juventude contemporânea, que derretem-se de baixa criatividade diante dele.  Nenhuma fragrância atual é tão impactante quanto Poison mesmo hoje às vésperas de tornar-se balzaquiano. Em tempos de corpos cheirando à frutas, balas e pirulitos, sentir alguém a cheirar exoticamente é um atestado de autonomia olfativa. Ter Poison no corpo é mostrar-se humano perante o mundo, é mostrar-se assumindo que somos: doces e ásperos, cremosos e rasgantes, cálidos e intensos, espontâneos ou reconstruídos. Flores, frutas, temperos e resinas fazem um mix que a própria DIOR  e o perfumista já assumiram: "hoje já não acho que seria possível irmos tão longe como nós fomos com Poison. Os novos perfumes são mansos, por comparação."
PERFUME FLORAL MARCANTE DA DIOR.
A mulher que usa POISON Christian DIOR. 

O arroubo Dior por rasgar com a imagem do passado deu certo. POISON foi sucesso estrondoso de vendas... a cada 50 segundos, nos primeiros 2 anos pós lançamento, um frasco de Poison era vendido no mundo.  Tempos depois a Dior lançou uma versão mais concentrada, Esprit de Parfum que, segundo o Los Angeles Times, era caríssima e pouca gente comprou. Encontram-se alguns anúncios no ebay, mas diversos críticos de perfumes alertam sobre os riscos de serem alterados/falsificados. Foi reformulado, mas mas lojas temos a versão Eau de Toilette ainda intensa, marcante e inovadora.
Perfume floral com especiarias, com projeção e fixação impecáveis. Para as pessoas fortes.
Produção Dâmaris, com dados de fontes como Legends Perfumes, Michael Edwards; Los Angeles Times; NST; Fragrantica.
Posts Relacionados:
* DIOR

15 comentários :

  1. ...É como imagino você Dâmaris (fina, requintada, elegante, charmosa e impactante), pena não poder ter te conhecido em minha breve passagem ao RGS....outras oportunidades terei.

    Digamos que eu veja ele como um Samsara, um Organza, um Trésor, um Safari, um Paloma Picasso, um Initial.... e tantos outros clássicos, fortes e impactantes, estou certa??

    Como disse Van....delícia de texto, envolvente e perfumado ao cubo!!!!

    Beijo e que tenhas um final de semana maravilhoso....você e teus amados.
    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu a ti, Malú! Espero que em uma próxima oportunidade o tempo seja favorável ao encontrinho! bjs, querida. Feliz semana

      Excluir
  2. Dâmaris, como amo o Poison! Obrigada por esse presente em prosa! Infelizmente o que temos atualmente no mercado não é mais o mesmo do passado, mas ainda assim vale a pena tê-lo para sentir quando dá saudade. Beijos
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lu! A versão atual mantém algumas características daquele... e aí podemos sanar as saudades, certamente. bjos

      Excluir
  3. Essa resenha caiu como uma luva para o que procuro ultimamente.
    Agora que estou na casa dos 30 e poucos, estou atrás de um perfume com essas características e estou pertinho de comprar, mesmo no escuro.
    Será que quem gosta do Hypnotic Poison vai curtir esse, Dâmaris?
    Beijos,
    Rosana (Flickrfriends)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, Poison tem estilo bem diferente do Hypnotic Poison.

      - HP é abaunilhado, doce e cremoso, estilo mais contemporâneo
      - Poison é cheiro vintage, floral imenso, poderosíssimo, meia gota atrás da nuca e estás perfumada com força. Não recomendo comprá-lo no escuro, por conta dessas características e por conta das especiarias. Tem na Renner, se puderes dar uma cheiradinha antes é aconselhável, é do tipo ame ou odeie.

      bjs

      Excluir
    2. Huuummm... Farei isso mesmo!! Obrigada, Dâ. :)

      Excluir
  4. Damaris suas resenhas são maravilhosas. Estou morrendo de vontade de adquirir um Poison. A minha paixão é o Hypnotic Poison. Já viu que gosto de perfumes diferentes, quentes e sensuais rsrsrsr. Depois desse texto acho que vou amar esse perfume pois gosto muito de especiarias em perfumes. Obrigada por beneficiar a nós , apaixonados por perfumes com informações tão úteis.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele faz um outro estilo, bem diferente do HP, Edna.... mas é perfume fantástico também. Obrigada pelo carinho. bjs

      Excluir
  5. olá.. é a primeira vez que escrevo apesar de sempre ler suas resenhas. Eis que certa vez, senti o cheiro deste perfume na Renner (há uns dois ou tres anos) e foi amor a primeira "fungada". Amei o perfume, mas como na época não podia pagar por ele, esperei longos dois ou três anos para poder adquiri-lo e qual foi minha surpresa? Não suporteiiii o perfume. Não sei se foi a época em que o experimente (foi no inverno e na fita), pois hoje acabo de receber o perfume, e cá estou sem saber o que fazer: se tento revendê-lo, se peço a loja para trocar o perfume (alegando o direito do consumidor em produtos comprados pela internet) ou se tento trocar em alguma comunidade de "apaixonados por perfumes".
    Não sei, mas hoje, em pleno calor de 39º C , do interior de SP, só consigo sentir o cheiro do bendito cravo (que é a especiaria que menos curto). O pior (ou melhor) é que este perfume impregna, não sai do corpo mesmo lavando. Lavei meu pulso, esfreguei café, mas ainda predomina o cheiro do perfume...
    O que eu faço???

    P.S. desculpem o desabafo!

    Pammella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não sei lhe informar se lojas virtuais trocam perfumes já experimentados, o caminho que eu faria é tenta trocar ou vender em comunidades sobre perfumes no facebook. Poison é um perfume admirado por muitas pessoas, talvez alguém se interesse. Fique à vontade para participar, sim?

      abraços

      Excluir
  6. Só estou decepcionada mesmo com a minha memória olfativa... e perfume me pareceu tão fantástico há 3 anos atrás e hoje me parece tão insuportável! Acho que meu gosto mudou, nesses anos..rs

    Pam

    ResponderExcluir
  7. Conheço essa beleza de frasco desde o lançamento ,ganhei um e tinha um ciúme mas depois fiquei totalmente enjoada e desfiz dele,me arrependo pq hoje ele é uma marco na história dos perfumes ,.claro que guardaria o frasco.e hoje vejo os os blogueiros de perfumes mostrando toda a família dos Poison

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover