Dior manifesta-se

Querid@s,

a maison Dior, através do seu principal executivo, Sidney Toledano, manifestou-se sobre o ocorrido com John Galliano, estilista que tem assinado as produções da casa e foi detido por insultos de caráter anti-semita e racial.


Sidney Toledano.

«A Dior afirma, com total convicção, a sua política de tolerância zero em relação a palavras ou comportamento racistas ou anti-semitas» .
 Fonte: G1

Com esta fala, a Dior suspendeu temporariamente, até que se apurem os fatos, os trabalhos de John Galliano. Segundo os jornais, na ultima quinta-feira, o estilista estava no café La Perle em Paris. Sofreu alguns insultos e revidou com expressões ainda mais baixas tomando como referência a origem e os trajes das pessoas. Testemunhas afirmam que John estava bastante embrigado; o que foi confirmado pelo teste de teor alcoólico feito pela polícia: detectou 1,1 mg de álcool por litro de ar.

Vamos entender o que isto significa: explicações retiradas da coluna Saúde - Uol

* "O álcool que uma pessoa ingere aparece no hálito porque é absorvido da boca, garganta, estômago e intestinos para a corrente sangüínea.  O álcool não é digerido após a absorção nem sofre modificações químicas na corrente sangüínea. Ao invés de precisar tirar sangue do motorista para testar seu nível de álcool, o policial pode testar o ar exalado no próprio local e saber instantaneamente se há algum motivo para prendê-lo. Como a concentração de álcool no ar exalado está relacionada com a do sangue, você pode ter uma idéia da concentração de álcool no sangue medindo o álcool na respiração. (...) Durante vários anos, o padrão legal para embriaguez nos Estados Unidos foi de 1, mas muitos estados atualmente adotam o padrão 0,8. O governo federal tem forçado os estados a baixarem o limite legal. A American Medical Association diz que uma pessoa pode ficar incapacitada quando o nível de álcool sangüíneo atinge 0,5."

 Galliano alcançou o índice 1,1.

"O álcool é um veneno e pode matar. Uma pessoa com uma concentração entre 0,35% e 0,50% de álcool no sangue pode entrar em coma, e uma concentração acima de 0,50% pode matar. Muitas pessoas já morreram após consumirem muito álcool de uma só vez ou grandes quantidades durante um longo período de tempo."

Efeitos do álcool no cérebro e, por conseguinte, no comportamento:

* o álcool afeta os centros de inibição, deixando a pessoa "sem vergonha".
* atrasa o processamento das informações que olhos, ouvidos, e outros sentidos, captam.
* atrasa o procesamento mental tornando difícil pensar claramente.
* afeta o equilíbrio e os movimentos
* pode aumentar o desejo sexual, mas inibe a performance
* induz a insônia e retarda funções automáticas como respiração, controle de temperatura...por isto poderá levar à morte.

Observo que a nossa cultura incentiva o consumo do álcool em diversas circunstâncias:

- se estamos alegres: beber para comemorar
- se estamos tristes: beber para afastar os pensamentos
- se estamos estressados: beber para acalmar-se
- se estamos tímidos: beber para perder a vergonha
e assim por diante...

Se quisermos mudar os resultados disto (mortes, acidentes, prisões, perda de relacionamentos, suspensões laborais, etc) precisaríamos mudar esta cultura de que para viver precisamos beber. Dependendo da bebida, pouca quantidade já altera todo o funcionamento e poderá fazer-te sofrer uma infelicidade.

Não sei por qual motivo Galliano perdeu o controle da bebida e envolveu-se neste episódio, mas espero que ele possa se recuperar, retratar-se, e voltar a alegrar o mundo com sua produção irreverente (e com saúde!).




bjos
Dâmaris

4 comentários :

  1. Ah, esses artistas... não são nada santos. O álcool só libera as amarras internas e mostra um lado que as pessoas costumam ocultar por não ser aceitável socialmente. O álcool não transforma ninguém em monstro, na verdade o monstro já dormita em todos nós. Que o Galliano (é esse aí de bigodinho? Mais uns anos e vai ficar parecendo o Zé Bonitinho...rs) consiga transformar seus monstros em arte da melhor qualidade.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos de paz, e atitudes/palavras agressivas não são bem vindas...Dior não quis associar-se a isto, Patricia.
    bjoks

    ResponderExcluir
  3. Me parece que ele está de volta a Dior, confere?

    ResponderExcluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover