SOBRE A BYREDO - MARCA DE PERFUMES DE NICHO

Ben Gorham tem formação em artes plásticas e já trabalhou como jogador. Certa vez, conversando com um perfumista, encantou-se com a arte e decidiu mudar de rumo. Totalmente!  Essa decisão apaixonada resultou na criação de uma marca de perfumes em 2006, a Byredo
PERFUMARIA DE NICHO
Ben Gorham, fundador da Byredo

Aliou-se à perfumistas já consagrados e com eles criou as primeiras fragrâncias. Atualmente ele desenvolve velas e perfumes, pesquisa as matérias-primas, cria, produz fragrâncias com algumas características:

- cada um dos perfumes Byredo é criado a partir de experiências de Ben Gorham. As lembranças que tem do seu pai. O lugar onde a sua mãe nasceu. Uma viagem. Uma história. Os cheiros de sua vida são transformados em perfumes.

- outra característica que ele define como sendo dos seus perfumes é o fato de não poluir com muitas notas. Alguns perfumes chegam a ter 30 substâncias, as dele têm entre 5 e 10. Diz que são composições simples, mas que contam histórias e se diferenciam das que estão postas no mercado. Atribui isso a seu ethos, ao seu espírito sueco.

- apesar do pouco tempo de existência, os perfumes Byredo já são vendidos em 20 países e foram citados em matérias de importantes revistas e jornais internacionais.

A marca passo a passo está crescendo e  já desperta atenção, ao ponto de estar na categoria dos perfumes de nicho, perfumes que não tem a distribuição e a estética de massa, mas objetiva uma proposta mais artística e diferenciada aos seus produtos. 

E o que é perfumaria de nicho? Conversaremos mais sobre isso aqui no Village Beauté, mas rapidamente:

É uma ala na criação de perfumes que motivada pela insatisfação com a mesmice e os ditames da moda e interesses econômicos, tem se dedicado a produzir perfumes com o intuito de vender ? Sim, mas para poucos pessoas que saibam escolher, apreciar e comprar seletivamente. O principal objetivo é a inovação em algum aspecto do perfume, matéria prima, proposta olfativa, evolução, dentre outros. Querem arte, não linha de produção com foco no gosto popular. Querem inovação.


Byredo e sua proposta simples e artística
Frascos dos perfumes Byredo.


Voltando à Byredo, conheci primeiro a história de Ben Gorham, e justamente o que ele falou sobre os cheiros estarem vinculados à nossa história de vida foi a “nota” que me tocou. Sinto e falo isso o tempo todo...Perfume é uma arte muito íntima, que dialoga com as nossas histórias, até aquelas das quais não nos lembramos na íntegra. Basta sentir um cheiro e sentir-se bem, ou angustiar-se. Por que? Algo naquela essência te fez voltar a uma outra circunstância, pessoa ou lugar – e você sentiu, uma vez mais, a (s) emoção (ões) principal (is) daquela experiência.

E por quê o nome Byredo? O que significa?

O nome Byredo é um neologismo by + redo. Redo do old english "redolence" que significa "perfume com cheiro doce". Byredo significaria, pelo que entendi "pelo perfume com cheiro doce".  Dá uma idéia, ao menos traduzindo livremente, que Byredo é processo, está caminhando e quer chegar em algum lugar....e através do perfume que cheira docemente.

BYREDO E SEUS PERFUMES
Perfumes de nicho : BYREDO
Byredo, com essa lógica mais purista e emocional, está localizada em Estocolmo, Suécia. Esse discurso podemos observar também nos frascos dos perfumes. Redondos, com etiqueta branca e tampa preta. Simples, sóbrios, com apenas o nome do perfume com maior destaque. Segundo Ben Gorham, “eu queria algo super clássico, super neutro. Queria criar um frasco onde o perfume fosse o foco, o que está dentro da garrafa. Trabalhei com a ideia de peso, íma, transparência.'

Nenhum outro atrativo que não seja: A fragrância.

Para conhecer sobre Ben e a Byredo li o site da marca e por lá descobri que enviam amostras. Lembram-se de um outro post em que falei sobre marca européia que se preocupa com o cliente mesmo que ele esteja distante? Então.... fui extremamente muito bem atendida pela Byredo, que foi gentil e enviou-me 3 amostras de perfumes. Resenhas em breve. São diferentes do que estamos acostumadas (os) a sentir...preciso de mais uns dias cheirando. :)

3 comentários :

  1. Hmmm... cheirinho de novidades.
    Instigante!

    ResponderExcluir
  2. Gente, adorei essa proposta!
    Isso é como gastronomia, vc sai do hamburguer do Mac Donald e começa a experimentar verdadeiras iguarias. A princípio eu imagino que nosso olfato não esteja preparado para receber essa novidade, mas que deve ser fantástico conhecer, isso deve!
    Quero saber tudo depois, Dâmaris.
    Bjos,

    Luciana

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita!

Pin It button on image hover