Rosa vermelha, do jardim da casa paterna. |
1. Invisível protetor.
E apesar disso, quando dispara algum sinal de atenção ou perigo, o corpo inteiro é sacudido em movimentos de repulsa e fuga. Como um anjo ele está ali bem a tua frente e ao menor sinal de perigo, rapidamente percorre todas as reentrâncias do nariz até o cérebro e alerta parar, fugir ou enfrentar. Sério que você nunca falou "Isso não está me cheirando bem, não tá muito certo isso aí..."
2. Não exige palavreado.
Esse cheiro é amargo. Aquele é doce. Este é verde. Aquele é macio. Hum, que cheiro cremoso.
E este anjo dianteiro, quando se apresenta e ganha a nossa atenção, ainda tem que nos ouvir falar sacando adjetivos dos outros sentidos, percebem? Pegamos emprestado da visão, do tato, do paladar e nestes anos todos de língua portuguesa ainda não inventamos verbetes próprios para descrevê-lo. 😊
3. Inesquecível pela própria natureza.
Ao aspirarmos uma fragrância ela é capaz de embrenhar-se pelas dobrinhas cerebrais e ir destravando memórias de ontem, anteontem e quem sabe mais. Cada gotícula nariz adentro, desperta algo que é só teu reascendo lembranças trancafiadas à sete anos, senão mais. Ainda que esteja em outro cangote, suscitará em ti o que é teu. 💙
4. É único, ainda que popular.
Nos une ao grupo dos que usam o perfume Y ou Z, mas mescla-se ao maior órgão do corpo humano enaltecendo a singularidade da criação divina. De todos, por todos para uma experiência própria. Funde-se aos odores e texturas do teu corpo em uma obra de arte que se transmuta em cada um, e a cada hora.
5. Empodera.
Não considerado como deve, ainda assim, quando usado, reveste o ser com uma envolvência que empodera, encoraja, veste. Lá no manual dos conselhos de todo amigo e amiga sempre tem algo como "Sai dessa, levanta dessa cama bota uma roupa passa um perfume e vai."
Cheirinho de banho, perfume de sabonete, roupa limpa... os bons cheiros revigoram a alma, põe o corpo em movimento e contribuem para o seguir em frente apesar de tantos senões.
Conte-me, quais são os seus 1, 2...5, 6... motivos pelos quais dás importância ao olfato?
Estou por aqui também:
Instagram
Facebook
Youtube
Estou por aqui também:
Youtube
Bom dia! Verdade... "Ainda que esteja em outra pessoa, suscitará em ti o que é teu..." Lindo e verdadeiro Damaris! O olfato nos faz recordar e (re)viver lembranças, sonhos e desejos... Bjs e um ótimo dia!
ResponderExcluirobrigada pela leitura e comentário, Eunice! Abraços perfumados :)
Excluir