Vamos conversar sobre Famílias Olfativas nas quartas-feiras? Estão todos convidados para conversarmos mais detidamente sobre as famílias dos perfumes, seus estilos, variações e perfumes preferidos. Participe ativamente, sim?
Primeira família desta nova coluna do blog: Floral.
Penso que as flores são as principais inspirações dos narizes autores e artistas. O poder que elas exercem sobre animais (dos insetos aos humanos) é notório. Entoadas em cantos e poesias, pinturas e estampas - vestem o corpo e a alma humana há milênios.
Conceito básico:
Os perfumes florais são aqueles cujo cheiro principal é o de uma flor ou de um bouquet. As mais usadas têm sido: jasmim, rosa, violeta, tuberosa, lírio-do-vale, flor de laranjeira.
A família olfativa floral tem variações:
- Solinotes ou Soliflores:
São perfumes que tentam reproduzir o cheiro de apenas 1 nota. O objetivo principal é ser o mais fiel possível ao aroma exalado pela flor escolhida.
Recomendo conhecer English Rose Yardley, Lavande Molinard... simplicidade que encanta.
- Floral almiscarado
Quando o musk almíscar aparece em conjunto com a flor já desde o início. Dependendo da forma como é trabalhado, pode ter um caráter limpo, confortável como amaciante de roupa, ou mais sujo, animálico ou meio termo lembrando pele suada.
Narciso Rodriguez for Her Edp, flor de laranjeira com rosas e cheiro de pele limpa e aquecida.
- Bouquet Floral
Se o solinote era 1 flor, aqui temos um bouquet. Várias flores exalando juntas sob a batuta do maestro perfumista.
Truth or Dare, da Madonna, Fracas Robert Piguet - esplêndidos bouquets de flores brancas grandiloquentes.
- Floral aldeído
Se até agora falávamos de cheiros naturais, os aldeídos vieram ao mundo com proposta contrária - provocar a sensação de cheiros produzidos pelo homem. Quando uso perfumes ricos em aldeídos frequentemente escuto, no trabalho, pessoas falando que estou cheirando a produto químico. Na ânsia por tentar identificar o perfume, não conseguem ver as flores e o termo mais próximo é "químico", significando artificial. Podem cheirar como sabonete, talco, borracha, gasolina, pneu queimando, dependendo da forma como são trabalhados
IMpossível não citar o mítico Chanel 5 seu bem-feito filho temporão Chanel 5 eau première, e o que dizer de Shalimar Eau de toilette?
- Floral verde
Quando as flores vêm acompanhadas de cheiros de gramas, folhas maceradas, caules. É aquele cheiro fresco que acompanha o bouquet como uma lufada de ar limpo, matinal e puro.
Pleasures de Estée Lauder
- Floral amadeirado
Quando as flores são trabalhadas sobre uma base que cheira a tronco, raspas, raízes.
- Floral aquático
As flores ganham acordes que produzem em nós a sensação de água, chuva, mar. Geralmente são escolhidos para dias de verão.
- Floral Frutal
Flores e frutas dialogando em mil possibilidades.
- Floral gourmand
Quando as flores que amamos estão sobre cheiros que nos fazem salivar, pois nos levam para a mesa de sobremesa. Cheiro de pudim, caramelo, bolo, chocolate, sucos, bebidas alcoólicas, sorvetes. Está dentre as composições mais vendidas há 20 anos. É top e não parece sair dos nossos desejos tão cedo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Obrigada por sua visita! Acompanhe também o instagram:
https://www.instagram.com/villagebeaute/ e o
facebook: https://www.facebook.com/villagebeaute