Tempos de estresse |
Dia desses li uma reportagem de M. Camen que chamou a minha atenção. Ela abordava a questão do que fazer quando sofremos de estresse pós experiência traumática. Pensamentos recorrentes do trauma, pesadelos, esquiva social, alteração do sono, da alimentação e da atenção são alguns dos sintomas deste distúrbio que afeta a muitos e com frequência crescente. É como se o corpo, pensamentos e sentimentos ficassem todos em ritmo intensamente acelerado e confuso.
Muitas práticas de resgate da saúde têm sido adotadas, dentre elas a Aromaterapia. Michelyn Camen trouxe a questão do olfato e percebeu que os cheiros que lhe provocam bem estar, em sua maioria, contém notas de lavanda, bergamota e camomila. Intrigada com essa fantástica relação entre aromas e sentimentos ela passou a entrevistar perfumistas e blogueiros amigos sobre e juntos publicaram diversos artigos.
Assim nasceu a idéia de viver tal experiência, mas em solo brasileiro. Para este primeiro tema convidei 10 blogueiros especializados em perfume; 9 responderam e, contando comigo, teremos hoje, dia 14 de abril de 2014, 10 Blogs de Perfumes com postagens sobre Os cheiros que nos são confortáveis em tempos de estresse. O convite foi aberto e não fiz qualquer orientação/encomenda justamente para privilegiar o que espontaneamente virá de cada um. Esforcei-me para isso.
É a primeira vez que uma mesa-redonda de Perfume Bloggers acontece aqui no Brasil. Espero que possamos aprender com a diversidade e riqueza de estilos - que seja prazeroso a todos.
Em meus tempos de estresse o que mais desejo é tomar longo banho, vestir um pijama confortável, me jogar na cama e trancar-me no quarto para dormir quantas horas quiser. Às vezes ouço as minhas músicas preferidas, mas quando a coisa está muito feia prefiro o silêncio e recolhimento total. Neste momento meu corpo, meus sentimentos e pensamentos pedem uma parada para posterior retorno. Texturas macias, sabores e sons inexistentes. Cheiros? Confortáveis e fáceis de serem compreendidos. Nada de composições provocantes e inovadoras. Procuro cheiros seguros, conhecidos, familiares e que durem bastante tempo. Baixa fixação me põe ainda mais estressada!
* Noa, Cacharel, meu perfume "café na cama" com seu cheiro de café e amaciante de roupa.
* Jaipür Saphir, de Boucheron com o calor de sua canela e benjoim sobre musk. Minha perfume "bebidinha quente em noite aconchegante".
* Tommy Girl, de Tommy Hilfiger meu perfume "chá fresco de rosas para quando o estresse bate no verão".
* Um amor novo, Make me fever Gold, da Mahogany, meu perfume "ramalhete de rosas no vaso do quarto".
Com o tempo percebi que perfumes almiscarados trazem-me essa sensação de abraço aconchegante, de jogar-me em meio a lençóis fofos e macios, de estar confortável e despreocupada. O almíscar dos perfumes faz-me lembrar dos amaciantes de roupas.E assim, para cada estação, tenho meu cheirinho confortável e companheiro do silêncio.
O que será que meus amigos autores de Blogs sobre Perfumes responderam? Venha comigo descobrir:
- Carla, em Pimenta Vanilla
- Cris, no Templo dos Perfumes
- Diana, em A louca por perfumes
- Elisabeth, em Perfume Bighouse
- Juliana, do Le monde est beau
- Li, em Parfums et Poesie
- Vanessa, do Perfume na Pele
- Vanessa, do Van Mulherzinha
- Dênis, o 1 Nariz
Abraços perfumados, meus querid@s. Espero que tenham curtido a idéia da Mesa Redonda.
Quais cheiros você usa em seus tempos de estresse?
Mais novidades no Instagram e Facebook
Adorei ter participado, diva! De verdade. Agradeço mil vezes o convite, viu? E que venham mais super papos do gênero!
ResponderExcluirEu me esforcei para não falar muito sobre o tema (na hora da organização) para não direcionar, tolher, enfim.... Estou gostando de ler, aprender e degustar cada dica de perfume confortável que apareceu nos blogs amigos. Obrigada, Van - bjs
ExcluirOi Dâmaris!
ResponderExcluirEntendi a proposta do debate e adorei a iniciativa. Gostaria muito de contribuir, mas faço-me exceção. Em mim, o estresse ataca principalmente o fígado e torna-me extremamente sensível a cheiros, qualquer perfume causa-me irritação, enjoo até. Nestes momentos o que me acalma verdadeiramente é o contato com a natureza, o silêncio e momentos de solidão. Cheiro de natureza como a terar molhada depois da chuva, ou o cheiro do ar momentos antes de começar a chover. Cheiro do mar, de folhas verdes, cheiro do sol na roupa que secou. Cheiro do sereno à noite quando já é mais frio. E o melhor de todos, o cheiro dos meus filhos quando estamos abraçadinhos. Desculpe-me as esquisitices e desculpe fugir do assunto perfumes, mas quando preciso de recolhimento pós estresse nenhum outro cheiro me vem à mente.
Talvez lavanda...
Interessante a reportagem, tens o link?
Beijos perfumados, desestressados e iluminados por este lindo dia de sol!
Vc não fugiu, Thaís..... isso é compartilhamento, e sabes que amo saber, aprender e conhecer. Coloquei o link no sobrenome da autora, mas repito aqui, acho que gostarás http://www.sniffapaloozamagazine.com/ComfortingScentsforUncomfortableTimes.html
Excluirbjs e felizes dias outonais a ti e aos teus amados
Oi Dâmaris. Que coisa boa! São tantos acontecimentos bons na blogsfera perfumada que esta iniciativa de Michelyn me passou despercebida. Que bom que você resgatou a lembrança e teve a iniciativa de nos incluir nesta experiência, seguindo os passos dos talentosos perfumistas de niche internacional.Fantástico! Foi agradabilíssimo escrever sobre os cheirinhos confortos e conhecer um pouco mais alguns blogueiros perfumados do Brasil.Obrigada flor. beijocas de Elisabeth - Perfumes Bighouse
ResponderExcluirObrigada, Beth - por ter aceito, se envolvido e por tantas orientações profundas divulgas em teu blog. bjs
ExcluirEstou adorando Dâmaris. Passeando pelos blogs, lendo os comentários do pessoal que encontramos também nas comunidades. Produtiva esta troca de ideias. Aprende-se muito, e cada vez mais me convenço da subjetividade desta escolha conforto. Depende muito da preferência por aromas com a conotação emocional. Gosto demais do frescor das lavandas, citricos, musgos, mas o calor aconchegante do ambar e das madeiras me atrai. Flores e chás cativam demais. Difícil escolher notas conforto. Existem dois lados da questão. O apelo aromático emocional e o efeito fisiológico estudado na aromaterapia. Pano pra manga este assunto não é Dâmaris? Beijocas
ExcluirSim, Beth - temos muito a conversar sobre perfumes! bjs querida
ExcluirPrimeiro: te parabenizo pela iniciativa, foi uma experiência deliciosa e enriquecedora! Engraçado, hoje, justo hoje estou com o Jaipur Saphire...
ResponderExcluiresse friozionho outonal é tão adepto de Jaipür Saphir, não é DIana? Amo-o muito. Obrigada por participar! :) bjs
ExcluirSugiro linkar os posts (e não as homes) porque quem entrar em um desses artigos daqui a 10 atualizações já vai ter dificuldade para encontrar o post exato sobre o tema nos outros blogs.
ResponderExcluirboa!
ExcluirOi Fernanda
ResponderExcluirfarei isso depois que todos os blogs tiverem publicado. Qdo nos programamos marcamos dia, e alguns marcaram horário - mas não tinhamos o link final ainda! ;)
Obrigada pelo olhar sempre atento.
bj
Adorei as escolhas diversificadas, Dâmaris! Eu adoro os 3 perfumes citados, cada um com seu estilo, mas todos confortáveis. Jaipur Saphire sempre esquecido mas tão suntuoso, chique. Queria um...Tive só amostra e me apaixonei.
ResponderExcluirAproveito para novamente te parabenizar sobre a ideia genial das postagens combinadas.
Bjusss
Li
Lily, obrigada... faremos mais vezes, então! :) Em cada mês 1 escolhe o tema, o que achas? bjs
ExcluirOi Dâmaris! Olha, já chegou nas lojas da Mahogany o sabonete líquido (750 ml) e o hidratante (400 ml) do nosso amado Make me fever gold!!!!!!!! Ebaaaaaaaaa!!!!!! Concordo com a sua seleção, mas, se tem um perfume que sempre me acalma e transporta para paisagens paradisíacas é o Flower Edp. Um abraço.
ResponderExcluirMeniiiiiiiiiiiiina já comprei! rsrs e Amei! Vc viu que o creme corporal tem brilhinhos?
ExcluirPois é Dâmaris, depois que postei meu comentário foi que vi que vc (muito danadinha!!!!!) já havia comprado o creme! Não, eu ainda não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Moro, literalmente, ao lado de um Shopping aqui na baixada santista onde há (êeeeeeeeeee!!!!!) uma loja da Mahogany. Amanhã, irei sem falta me esbaldar por lá. Nunca conheci o The one (que vergonha...), mas, confiante em seus comentários amanhã experimentarei tb o Angico Branco. Minhas 3 paixões da Mahogany são o Frangipani Flower (alguém adivinha pq?), Jardin de Roses (amo a nota de champanhe) e Make me fever gold. Um abraço.
ExcluirMagaly aguardarei ansiosíssima tuas considerações sobre o Angico Branco! PQ será que vc gosta do Frangipani? Pq se parece com uma certa estrela azul carregada no patchouli? ;) bjs querida
ExcluirDâmaris, concordamos com o estilo em geral (musk, maciez) e com o Noa em específico. Um pouco de carinho e conforto para quem se sente cansado! Adorei escrever esse texto.
ResponderExcluirFolgo em saber, Dênis! :) Que nossa mesa redonda persista! Tim Tim !
ExcluirDâmaris adorei a iniciativa, espero repetir a dose! Agradeço imensamente o convite, foi um prazer e uma honra escrever com vocês ferinhas. Muito interessantes suas escolhas, tenho o Jaipur Saphir, e ele acaba ficando esquecidinho, bem lembrado. Bjo grande!
ResponderExcluirJu, que tenhamos mais momentos de integração! Estamos fazendo a história dos Blogs brasileiros de perfumes! ;) bjo grande
ExcluirMestra, ideia genial!!! Espero que tenha mais postagens em uníssono.
ResponderExcluirJAIPUR SAPHIR!!!! Vou ali chorar no cantinho. A alguns anos, lembro de ter visto o frasco dele em uma perfumaria em Rivera, peguei, cheirei, mimosei...e acabei pegando o Washed Cotton. Sim, eu adoro esse GAP tb, mas pelamor...como deixei o Jaipur escapar????
Acredita que eu não conheço o Noa???? Essa vale uma biaba na orelha, desaforo né. Uma hora consigo uma amostrinha!
Bjsss Dam!
Não creio
ExcluirNão creio duplamente, Carla!
Jaipür Saphir é muito amor, uso em doses homeopáticas pq foi descontinuado; mas é usá-lo e pronto - sinto-me abraçada e confortável na hora! E o Noa faz isso também e ainda te serve um cafezinho bem passado com leite! Muito amor. Se eu soubesse tinha mandado uma amostra junto com aquele outro pacote! :(
Eu já não cheguei a conhecer o Washed Cotton da GAP! :( O famoso amaciante de roupa em perfume.... uma dó.
Bjs, Carla - e vamos à próxima mesa redonda\!
É o momento que vivo já faz um tempinho. Desde então abandonei os perfumes aquáticos, florais densos, orientais, típicos para uso norturno para usar apenas os que me dão sensação de conforto e aconchego. São eles: Armani Mania (segundo vidro), Daisy (segundo vidro), Hypnôse sheer (terceiro vidro), M (segundo vidro)e o mais recente adquirido e apaixonada: Prada Infusion D´iris edt. As vezes me arrisco no Flowerbomb ou no The One, no máximo da ousadia. É isso! =)
ResponderExcluirQuerida... saudades dos comentários. Fico cada vez mais intrigada em como o perfume pode ser uma segunda pele, um abraço, um "estar junto" e, por isso, precisa falar o mesmo idioma do nosso estado de espírito. Teus perfumes conforto tem um q de "up!" de pôr para cima, não achas? ELes me provocam isso.. bjs, Elaine. e feliz semana a vc.
ExcluirQuerida Dâmaris, fiquei assaz curiosa com o jaipur saphir e adoro o cheiro delicado do noa. realmente é absolutamente confortavel. O make me fever gold fica um sumo tão forte de rosas e lichia que para mim combina mais com um convite ao namoro...;) marido ama!
ResponderExcluiradorei seu post, sua iniciativa, sua ideia. senti-me muito honrada e grata em participar! obrigada! admiro muito vc
http://templodosperfumes.blogspot.com.br/
Querida Cris
Excluirfico bem feliz, afinal este é um marco histórico nos Blogs de Perfumes do Brasil. Que possamos trabalhar juntas mais vezes! Acho que a idéia tornou-se agradável a todos e no px mês teremos outra... obrigada por tua participação e carinho. Admiro vc. bjs
Adorei! Post delicioso de se ler =)
ResponderExcluirQue bom, Geo! :) abraços perfumados e.... sugestões são bem vindas!
ExcluirAdorei essa ideia da mesa redonda!!! Parabéns a todos os blogueiros!!! =)
ResponderExcluirPri Morad
Obrigada, minha carioquinha linda! :) bjs
ExcluirDamaris, fui ontem a mahogany sentir o make me fever gold. Que delícia! Tem interessância sem muitas complicações, bem conforto mesmo.
ResponderExcluirGosto do l´eau par kenzo para esses momentos, e tb pra qdo "quero ficar perfumada mas estou enjoada", tipo enxaqueca, irritaçãode tpm, e afins.
Outro cheiro que gosto bem no stress é o de lavanda. O aromatizador de ambientes que usamos (e produzimos) de lavanda é levemente canforado, então me remete à cuidado, sabe? Será a mamãe passando vick na hora da tosse? kkk
rsrs certamente que o impacto emocional dos perfumes estão relacionados com as nossas histórias! Não duvido nada que o canforado te lembre cuidado de mamãe! Experimente o Gina da Benefit, Femme INdividuelle, Rock (acho que é esse, ou GLam) do Boticário, Midnight Poison Dior... todos (com seu estilo e potência próprios) mas um q de vick rsrs
ExcluirVcs produzem aromatizadores? Que legal!!
Tô apaixonada pelo MmfG, menina..... ele me fez gostar mais das rosas, acreditas? bjs
Muito acolhedor teu momento de mesa com convidados Dâmaris....deve ter sido um momento bem especial essa troca de experiências....conhecer mais um pouquinho de cada, além dos convidados, também nós aqui como leitores podemos dar nossos pitacos, sim???
ResponderExcluirBom, não diria um estresse, mas um dia mal, incômodo, nublado, triste....e eu muitas vezes, quero um bom banho, com um bom sabonete cremoso, outras vezes um óleo perfumado, outros apenas um hidratante perfumado....isso me acalma e tranquiliza. Sim tem dias que fujo do poder de sedução dos perfumes....quero algo que me traga serenidade.....
E tem dias que minhas bombas perfumadas....ficam lá quietinhas, e eu também uso o Noa, Fleur de Ceriser, Fleur D'Oro, Verbena, 1902 Naturelle, Japanese Cherry, Lacoste Pour Femme, Musk da Coty....todos aplicados em pouquíssima quantidade (uma gota de orvalho), para não incomodar.....
Sim, somos todos normais....dias de sol, dias de lua, dias de chuva, dias de nuvens....cada qual com seu toque de verdade, de temperamento, de humor....é o viver de cada dia, e nesse viver achamos a saída para o conforto que precisamos....
Tantos comentários lindos, poéticos e intensos.....mas gostaria de deixar aqui também um pouquinho de mim, se me permites é claro!
Um beijo carinhoso
Malú
oh, querida Malú!! Mas é claro que sim! O blog só existe por conta do diálogo, da troca... qto aprendo com os comentários! Publico o post e fico na maior ansiedade esperando vocês, igual a festa onde esperamos os convidados e convidadas com saudades já.
ExcluirMinha poética amiga.... obrigada por tuas sugestões de perfumes confortáveis.
com carinho.
Jaipur Saphir também me traz está sensação de conforto mas não abuso do meu com medo de acabar, sei que será difícil achá-lo.
ResponderExcluiruma dó a Boucheron descontinuar essa fofura chamada JS. :(
ExcluirDâmaris querida.....
ResponderExcluirMe colocou na fissura por um Jaipur Saphir.....onde encontrá-lo????? Se souber me diga por favor, sim????
Que vidro tentador.....e tua descrição me deixou alucinada de vontade, rsrs.
Beijo querida
Malú
snif
Excluirele foi descontinuado, Malú.
O que nos resta é mandar trilhões de e-mails para a Boucheron pedindo que o tragam de volta! :(
bjs
Olá Damaris! Adorei o post, a ideia da mesa redonda e adorei suas escolhas. Amo Tommy Girl, um perfuminho totalmente zen. Bjo
ResponderExcluirQue legal, Fer.. faremos mais. Estamos pensando em 1 vez por mês produzirmos novas postagens coletivas! :) TG parece inocentinho mas dá um efeito tão bom, não é? bjok
ExcluirMeu perfume conforto, ternura é o Glamour do Boticário... além de me lembrar bons momentos, é mto terno... MFG da Mahogany tbém é bem vconfortável, uma surpresa adorável... outro que me trás conforto e me trás boas lembranças, Uma tarde na Toscana, tbém da Mahogany. E o que estou usando neste momento Jardin des Roses, tbém da mesma marca... sou fã da Mahogany, já deu pra perceber, né?! Um outro muito confortável, cheiro de carinho, dos meus 15 anos, HIT da Lacqua di Fiori... não tenho hj, mas amo!
ResponderExcluirBjo Dâm! <3
Débora, todos os teus perfumes conforto têm base mais acentuada no almíscar. É ele quem dá essa sensação de lençóis, cobertas e roupas macias nos abraçando. Procure perfumes com almíscar na base! bjs
ExcluirAmei o post!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluireeeeeeeee
ExcluirDâmaris, até te mencionei o fb, não sei se vc viu... o que vc achou do Lady Lilly, lançamento do Boticário?! Achou parecido com The One e Angico Branco?! Me conte... bjinhos!!!
ResponderExcluirHum......não achei parecido com o The One ou Angico Branco, mas farei review dele hoje ou amanhã, sim? bjos
ExcluirVc já o comprou?! Não sei... passei duas vezes, experimentando na loja mesmo, e fiquei observando na evolução... não achei iguais, mas achei que no deccorer do tempo tem notas bem parecidas... pelo menos na minha pele. E a fixação, o que vc achou?! Doida pra ver sua resenha! Bjo!!!
ResponderExcluirSim, Débora, tenho o The One... e ficaram bem diferentes mesmo :( De repente em tua pele reforçou alguma nota... isso pode ocorrer. bjs
ExcluirEsqueci de dizer 3 dos meus perfumes conforto, e todos daqui: Outro da Mahogany, Mel e Flores... acho que nem preciso dizer algo a respeito... e dois da Phebo/Granado, vc conhece, Dâm?! O Tuberosa do Egito e o Água de Íris... sendo esse último sensacional, na fixação, projeção e conforto absolutos pra mim...!
ResponderExcluirDébora
Excluirda Phebo tenho 2 colônias, Tuberosa e o de Limão - tãon confortáveis tbém! bjs
Olá, Damaris! Estou a tempos para postar aqui... Tenho tido uma "crise perfumística" nas últimas semanas, procurando perfumes novos, e tenho lido bastante o seu blog. Fiquei bem feliz ao saber, a poucos dias, que vc tb é de Floripa (como eu!).
ResponderExcluirParabéns pelo blog! Gosto de perfumes aconchegantes como parece ser esse Jaipür Saphir que vc descreveu. Fiquei com vontade de experimentar :)
Oi Gabriela
Excluirmuito feliz com o seu comentário! Temos que fazer um encontrinho, o que achas?
Nosso clima favorece o uso de perfumes mais aconchegantes e intensos - nosso tempo mais frio é propício! :) Tbém tenho fases, ora cato perfumes gourmand, daqui a pouco volto para orientais com especiarias, no verão vou para florais, e assim por diante! ;)
O JS foi descontinuado! Até tô com vontade de enviar e-mail à marca e ver se há probabilidade de voltar ! :(
bjs
Sabe um que aconchega e me acalma muito? Angel.....antes de ser uma bomba sexual lasciva e luxuriante, um perfume delicado e "angelical", rs...
ResponderExcluir