Confesso que ter um Dia para comemorar o "ser mulher" não me soa ideal. Ainda essa semana ouvi uma pesquisa informando que aqui no sul conseguir um emprego demora mais para as mulheres, e o nosso salário (em média) ainda é mais baixo que o dos homens, mesmo ocupando os mesmos cargos.
Assusta-me ver que existem mulheres que são desrespeitadas em vários direitos: o de estudar, trabalhar, ganhar bons salários, ter carreira, assumir cargos importantes nas empresas, dividir os trabalhos domésticos, viver junto a educação dos filhos, escolher o tipo de beleza que querem ter e muito mais. Mulheres ainda são vistas como corpos: seja para o prazer e ou trabalho.
Não é nada bonito e romântico lembrar o motivo pelo qual existe o Dia Internacional da Mulher; no entanto, enquanto ainda houver diferenças no acesso aos direitos - precisaremos destacar o 8 de março.
Que as flores e abraços hoje recebidos venham carregados de práticas ao longo de todos os dias do ano. Práticas de relacionamento amparadas no pessoa que somos, não no sexo que temos.
Cupido e Psiche - William Bouguereau |
Há um mito grego que amo muito. Ele fala da origem de minha profissão (Psicologia) e deixa a mensagem de superação da psiche e a valentia de uma mulher.
Psiche era uma bela menina grega que despertou a fúria da deusa da Beleza, Vênus, pois os gregos estavam mais atentos à beleza da terrestre que à divina. A deusa grega, enfurecidíssima, fez Psiche sofrer muitas intempéries, mas a todas ela vencia com maestria. Movida de ciúmes e raiva Vênus chamou o seu filho Cupido (o deus do amor) e o fez flechar a moça para que se apaixonasse por um monstro. O resultado saiu muito distante do que ela pensava, pois Cupido ao ver a menina grega - flechou a ambos, sem querer. Um deus imortal e uma humana mortal enlaçados por um sentimento que não podia ser vivido.
Psiche passou sua vida a sofrer, mas superando a cada dificuldade que a deusa infringia. Sua atitude destemida atraiu a atenção do oráculo que decidiu premiá-la com a imortalidade. E assim sendo, Cupido pôde apresentar-se e juntos viveram o sentimento que os unia.
Psiche significa alma e esse mito conta, para mim, que podemos superar os dissabores que se apresentam, tudo pode ser feito ainda melhor. Cupido e Psiche uniram-se e geraram uma filha ... e o nome dela é Felicidade.
Onde vejo a beleza incrível desse milenar mito grego, origem da Psicologia? Quando a alma encontra o amor - encontra a felicidade. Seja o amor por outro ou o amor por si própria.
Sei que muitas de nós jamais foram amadas e que, por isso, é imensamente difícil saberem como é amar a si próprias; mas não desistam .... é possível aprender. Comecem cuidando do corpo, das suas coisas, depois cuidem da alma e do espírito, protejam seus sentimentos, não permitam serem feridas. Construam limites para que ninguém invada o seu espaço físico e emocional e as façam sofrer. Exercitem o amor por si mesmas. Somente depois disso é que conseguirão amar outra pessoa e atrair o amor de outros, contam gregos e também as tradições judaica e cristã.
Às minhas leitoras que aqui se identificam
às milhares de leitoras anônimas que por aqui passam dia a dia
a minha mãe, mana e filha:
ainda precisamos ter um Feliz Dia da Mulher, mas no fundo mesmo eu desejo que em breve não precisemos mais deste dia, pois em todos os trezentos e tantos do ano inteiro seremos respeitadas naquilo que optamos ser.
Com imenso carinho,
Dâmaris
Lindo texto Dâmaris! Obrigada!
ResponderExcluirPor um futuro sem a necessidade de se lembrar de respeitar o ser mulher... bjs. Obrigada, Diana!
ExcluirTexto lindo, como todos q vem de você, Dâmaris!. Feliz nosso dia! Bjs.
ResponderExcluirSim, feliz nosso dia com gratidão, Angela. bjs
ExcluirAmei o texto, linda e amada mulher, minha mana! ;o)
ResponderExcluirobrigada, mana amada. bjs
ExcluirSabe aquele nozinho que ficamos na garganta quando nos emocionamos muito? Então lendo devagarinho, sugando essa história tão linda (que não sei se alguém já me contou = não lembro!), fiquei assim....sem palavras, faltando-me o ar.....diante desta foto tão intensa, romântica, linda e eu aqui estonteada com tamanha delicadeza de suas palavras.
ResponderExcluirE hoje descubro tua profissão....agora entendo onde está tanta doçura, sabedoria e delicadeza a me responder com tanto amor!
Dâmaris minha querida....és uma VITORIOSA....hoje e sempre!
Um beijo muito especial aos seus 365 dias de ser uma VERDADEIRA MULHER!!!!!!!!
Malú
sei sim...tuas palavras me deixaram com ele aqui e agora. Amém! Que assim seja a nós. Bjos querida amiga que o blog me deu de presente.
Excluir"O amor transforma a alma da mulher" (Machado de Assis)
ResponderExcluirE infelizmente a ausência dele, também. Se buscarmos dentro de nós mesmas este amor, sem esperar tanto do próximo, quando menos se espera, a vida nos surpreenderá com a felicidade plena.
A mitologia grega revela muito mais que histórias entre deuses e humanos, ela induz a um importante ensinamento: conhece-te a ti mesmo.
Muito obrigada pelas palavras, por lembrar da mais bela história da mitologia grega e fazer a conexão com o dia da mulher.
Você é realmente muito especial.
Um grande beijo,
Thaís
Obrigada, querida Thaís.... e como aprendemos! bjs, feliz semana
ResponderExcluirTô aqui te aplaudindo de pé, diva! Que texto! Perfeito!
ResponderExcluir