PERFUMES E AS VILÃS DOS CONTOS DE FADAS

Que turma perfumada e hábil com as palavras! Não resisto a um belo comentário e.... pronto: a Daiana aqui está para contar quais são os Perfumes que as Vilãs dos contos de fada bem poderiam usar! ;)

Divertido e inteligente, bem próprio dela!!! Obrigada, Dai! Como lhe disse no e-mail: perfeito, nunca mais olharei os perfumes citados com os mesmos olhos :)

Vem comigo:


Os perfumes e as vilãs dos contos de fadas

Os sentimentos humanos são de diversas maneiras explorados na literatura mundial, talvez de forma mais caricata nos contos de fadas, nos quais personagens antagônicos refletem muito bem a dualidade dos extremos entre o ser bom e o  ser mau, a saber,  a mocinha e a vilã, respectivamente.
Nas histórias da Disney, adaptações das obras dos irmãos Grimm (já que as originais são mais chocantes) e muitas outras, encontramos mocinhas bondosas e perfeitas, demonstrando algo intocável e inexistente em nossa sociedade contemporânea: o unívoco lado bom do ser humano.  

Desse modo, fica quase impossível nos identificar com esses tipos de personagens, mas por quê? Porque não somos perfeitos, somos bons, mas também somos  maus, mesmo que em nossas ações inconscientes, justamente por sermos capazes de desenvolver sentimentos destrutivos por alguma situação ou pessoa. Isto, por incrível (ou nem tanto assim) que pareça, nos torna humanos.  Talvez, por essa característica, nos simpatizamos tanto com as vilãs de algumas histórias, pois conseguimos identificar nelas algo de humano.  

Estendendo essa proposição a escolha de um perfume, nossas emoções também podem estar diretamente relacionadas às fragrâncias, nas quais cada ser humano escolhe pessoalmente aquela que mais lhe agrada e que melhor caracterize seu modo de sentir e pensar o mundo. Mas, em se tratando de vilãs, se elas usassem um perfume, qual, de tantos já criados, poderíamos relacioná-los a elas, a essas bruxas más, que beeeem lá no fundo tem um lado bom?  

Acredito que os perfumes também revelam um lado de nossas personalidades humanas, e quando escolhemos um para usar em determinada ocasião, é para representar o nosso estado de espírito atual, ou seja, sermos NÓS naquele DIA ou OCASIÃO, em um determinado TEMPO ou ESPAÇO. 


Pensando nisso, escolhemos alguns perfumes e algumas bruxar de histórias de fantasias dentre os quais, temos:

1ª) "Rainha Grimhilde"


Fonte



Apesar de sua maldade, temos que admitir que ela é uma pessoa determinada, forte em suas convicções, pois mesmo sendo superada em beleza por sua enteada, moveu céu  e terra para conseguir o que queria, ao menos por pouco tempo. Um perfume que ela usaria é o DELICIOUS NIGHT de DKNY, uma fragrância bem incensada, ambarada, com uma pitada de framboesa. Um perfume imponente e dark, condizentes com a personalidade da Rainha má. 





As notas de topo são Pomela, Gengibre, Amora e Frésia as notas de coração são Orquídea, Jasmin e Íris as notas de fundo são Âmbar, Incenso, Mirra, Patchouli ou Oriza e Vetiver (descrição fragrantica).



2ª Yubaba:


Fonte

Quem assistiu e amou “ A viagem de Chihiro”, conhece bem essa bruxa. Yubaba era uma bruxa extremante controladora, sabia de cada passo dos habitantes de seu mundo mágico, punia sem piedade aqueles que quebravam as regras, todavia, sabia cumprir com sua palavra em determinados acordos e, acima de tudo, tinha um lado materno desenvolvido. Imagino ela usando MITSOUKO de Guerlain, um perfume histórico, marcante e atemporal. 



As notas de topo são Cítricos, Jasmin, Bergamota e Rosa as notas de coração são Lilás, Pêssego, Jasmin, Ylang Ylang e Rosa as notas de fundo são Especiarias, Âmbar, Canela, Vetiver e Musgo de Carvalho (descrição fragrantica).






3ª Malévola.

Malévola, uma bruxa doce que usou seu lado mau quando perdeu as esperanças nas pessoas. Tão doce e tão má ao mesmo tempo. Quem assistiu ao filme, se identificou com essa personagem e torceu por ela. Um perfume que fez me lembrar fervorosamente dela foi o Féerie EDP de Van Cleef & Arpels, uma fragrância suave, mas com um ar de imponência.




Um perfume que exalta a natureza, os seres encantados que ali habitam, e o frescor da floresta. As notas de topo são Cassis ou groselha preta, Violeta, Tangerina italiana e Bagas vermelhas as notas de coração são Rosa búlgara e Jasmim egípcio as notas de fundo são Íris e Vetiver (descrição fragrantica).




4ª Bruxa da história de João e Maria (versão caçadores de bruxas)


Fonte
 Essa bruxa má sabe como atrair as crianças e adultos, afinal, ela utilizava doces como artifícios de atração. Para ela, o perfume perfeito é HYPNOTIC POISON da Dior, uma fragrância insuportavelmente doce, intoxicante, venenosa, cujas notas de topo são Damasco, Ameixa e côco as notas de coração são Tuberosa, Jasmin, Lírio-do-vale, Rosa, Pau-brasil e Alcarávia as notas de fundo são Sândalo, Amêndoa, Baunilha e Almíscar (descrição fragrantica).




Obviamente poderíamos listar vários perfumes e várias bruxas, mas para a lista não ficar muito extensa me limitei apenas esses perfumes e personagens.

Obrigada pela leitura! E para vocês, quais perfumes e quais bruxas conseguem fazer uma relação?


Daiana
Abraços a todos!

16 comentários :

  1. adorei! por mim a lista poderia ser imensa q naum ia me importar de ler td!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vivi, obrigada! é sempre bom falar sobre perfume e sobre as malvadas que tanto tememos e adoramos ;-).

      Bjins

      Excluir
  2. Menina Daiana! Que criatividade!!!!!!

    Ou estou velha, ou estou desenformada, rsrs. Só conheço a primeira bruxa da lista, a qual assisti milhares de vezes e gostei da relação do perfume com ela (já é uma maça). As outras bruxinhas, só conheço de ver anúncios, nada assisti, mas tuas composições perfumadas vieram bem a calhar com os rostinhos apresentados.....aliás as duas últimas são lindas bruxas, rsrs.

    Texto delicioso e super criativo querida.....que tal fazer um com fadas encantadas??? Vou amar ver o desafio de ver perfumes relacionados a elas (faça por favor sim?).

    Um beijo a ti querida Daiana e outro a querida Dâmaris.

    Malú

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Malú, sua querida, obrigada pelas palavras e pelo "menina" rsrsrsrs, adorei! Quanto às bruxas, tentei escolher algumas diferentes para sair da rotina mesmo. Tens que assistir "a viagem de chihiro", é uma obra de arte ( ao menos para quem gosta de animes e fantasia). "Malévola" é um filme com muitas mensagens, tenho certeza que vais adorar os 2 ;-).

      Ah, vc que gosta do "First" da Van Cleef, acho que irias adorar o Mitsouko.

      Bjins loira linda!

      Excluir
    2. Adorei a sugestão Malú.

      Raquel

      Excluir
    3. Uhu.....ganhei minha noite com o "loira linda", rsrs....Obrigada lindona Daiana!!!! Vou providenciar com urgência, nessas férias, à ver os filmes que me indicas, sim? E quanto ao Mitsouko, estou em lista com a querida Marina Besen, em uma mini para provar....agora ansiosa por consegui-lo, afinal comparas ao meu amado First, ai meu coração, saltou, pulou e se estatelou no chão....hahahahaha.
      Um beijo minha querida Dai....

      e Raquel querida......obrigada por ler minha sugestão....É BOA NÉ? Ansiosa para ver os perfumes das "FADAS ENCANTADAS".....dê suas sugestões também Raquel querida. Um beijo carinhoso a ti.

      Beijo bem carinhoso para as duas
      Malú

      Excluir
  3. Adorei tudo Daiana! E o Poison (o primeiro), com que malvada ficaria???

    Raquel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, tudo bem? boa pergunta, acho que o Poison original combinaria com a personagem Lovett do filme "Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet". Ela não era uma bruxa, mas era uma vilã que sabia ser venenosa, ao cubo, quando queria.

      Obrigada pela leitura. Espero ver vc de novo, né?

      Bjins

      Excluir
    2. Permissão para me intrometer? Que tal o "Primeiro Poison", ficar com a madrasta da Rapunzel? Apenas uma sugestão, rsrs.

      Um beijo para ti Raquel querida.

      Excluir
    3. Ah sim, Malú, combina com ela mesmo. Ótima sugestão ;-)

      Excluir
    4. Dai, não conheço esse filme Swwney Todd, vou pesquisar. E sim, Malú, o Poison ficaria ótimo na madrasta da Rapunzel, hehehe.....
      Falando no Poison, alguém conhece o Spirit (Poison)?
      Abraços a todos nessa linnnnda sexta feira
      Raquel

      Excluir
  4. Acho que tenho mesmo o meu lado 'bruxa' aflorado kkkkk Tenho o Hypnotic Poison e o DKNY Delicious Night (que uso quase chorando por que está fora de linha - ôôô perfuminho booommm).
    Amei o post.

    obs: Queria saber que perfume a Regina do Once Upon a Time usaria- aquela ali sabe ser linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Romenia, obrigada pela leitura. Acho que a Regina combina muito com o In Black de Jesus Del Pozo, com toda aquela cereja licorosa e esfumaçada.

      Abraços

      Excluir
  5. Gostei demais do texto, Daiana. Anos atrás, em minhas perambulações pela internet, estava à procura de um perfume que tivesse uma "cara de gótico". Achei então num blog sugestões da autora. Ela elegeria perfumes que possuíssem a Rosa como nota marcante, justificando ser esta flor um ícone importante neste estilo de expressão artística, e sugeriu alguns (não obrigatoriamente com rosas): Tom Ford Black Orchid e Black Orchid Voile de fleur (lamentavelmente descontinuado), Fracas, de Robert Piguet, Black Cashmere, de Donna Karan, e Ball a Versailles, de Jean Desprez (este a meu ver, seria o perfume que um vampiro usaria...quem o conhece talvez concorde comigo, rs..). Tenho lá minhas sugestões do perfumes "góticos" ou que "uma bruxa usaria": Dior Midnight Poison, Animale feminino, Paloma Picasso, Versace Crystal Noir, Azzaro Decibel....e para um bruxa muito elegante: Chanel Coco Noir, rs....a lista é enorme. Parabéns pela idéia deliciosa de texto. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ubiratan, obrigada! Fico muito feliz que tenha gostado. Eu queria ter o teu conhecimento em perfumes, dos que citasse, conheço apenas o Black Orchid, Midnight Poison e o Crystal Noir. Por falar no Tom Ford, de tanto ouvir vc e a Dam falarem sobre o Black Orchid, tive que ter um para chamar de meu e, acredite, caí de amores por ele. É meu segundo favorito, pena que é muito caro, né? Ouvi dizer que tem um perfume chamado "Love Never Dies Gold" de Jeanne Arthes que é muitíssimo parecido com o BO, vc conhece esse contratipo?. Também achei o Wild Cat parecido, uma ótima opção nacional.

      Tenha uma ótima semana querido!!!


      Abraço,
      Daiana

      Excluir
    2. Imagine, querida, meu conhecimento não vai muito longe, não, rs. Black Orchid tem de existir na prateleira de quem gosta de gourmands "sujos", animalicos, pois é assim. Caro, mas vale cada gota. Não conheço esta grife que citou, mas está anotada agora para mim. Sempre achei o Wild cat parecido, mas somente uma sombra diluída do TF (tenho ambos). Na busca por um perfume "escuro", prove o Azzaro Decibel e conte o que acha. Abs.

      Excluir

O Blog Village Beauté está com suas atividades suspensas.

Grata pela compreensão.

Pin It button on image hover